Guananico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guananico
Guananico está localizado em: República Dominicana
Guananico
Coordenadas 19° 43' 12" N 70° 55' 12" O
País República Dominicana
Província Puerto Plata

Guananico é um município da República Dominicana pertencente à província de Puerto Plata.

Tem uma área de 58,2 quilômetros quadrados (22,40 milhas quadradas) e uma população de 8 954 habitantes em 2012,[1] dos quais 3.025 vivem na parte urbana e 5.929 na zona rural. É o mais jovem, menor e menos populoso dos oito municípios na província de Puerto Plata.

História[editar | editar código-fonte]

Guananico é um topônimo de origem indígena e de acordo com versões compiladas de várias fontes e dados bibliográficos, está associado com Guacanagarix, um cacique na ilha de Santo Domingo do século XV.

Origens[editar | editar código-fonte]

Fidedignos afirmam que o município foi fundado entre os anos de 186 e 1870, muito próximo a anexação à Espanha, feita por Pedro Santana no ano de 1861.

Economia[editar | editar código-fonte]

Sua base econômica é a agricultura, cultivando café e cacau, sementeira em menores quantidades de feijão, milho e melancia. Tem muitas árvores de fruto, tais como as do abacate, manga, laranja-amarga, laranja regular e o tamarindo.

Existem cerca de 3.312,5 hectares (8.185 acres) apropriados para cultivar principalmente cacau, café, guineos, yuccas, banana e algumas frutas cítricas. Com relação à pecuária, existem cerca de 15 000 bovinos e suínos.

Referências

  1. Censo 2012 de población y vivienda, Oficina Nacional de Estadística

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Dominicana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.