Sánchez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sánchez
Sánchez está localizado em: República Dominicana
Sánchez
Coordenadas 19° 13' 48" N 69° 37' 12" O
País República Dominicana
Província Samaná

Sánchez é um município da República Dominicana pertencente à província de Samaná, no litoral sul da península de Samaná.

Sua população estimada em 2012 era de 20 865 habitantes.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A cidade velha de Las Cañitas foi elevada à categoria de município em 1866 sob o nome de Francisco del Rosario Sánchez, um dos fundadores da República Dominicana.

Era uma cidade muito pequena, mas cresceu em importância e população, quando a ferrovia da cidade de La Vega (na província de La Vega) começou a funcionar em toda a região rica do Cibao. Sánchez se tornou o porto mais importante do país durante o resto do século XIX e início do século XX. A ferrovia funcionou até 1966.[2]

O porto perdeu a importância devido o crescimento dos outros portos do país. E o rio Yuna foi enchendo a baía de Samaná, com material sólido e apenas pequenos barcos podem chegar até ao porto.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal atividade econômica do município é a agricultura. A pesca era a principal atividade, mas agora não é tão importante.

Referências

  1. Censo 2012 de población y vivienda, Oficina Nacional de Estadística
  2. Vega, Bernardo (2004). Breve historia de Samaná. Santo Domingo: Fundación Cultural Dominicana. ISBN 9993427063 

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da República Dominicana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.