Guarani Sport Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2011). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Guarani Esporte Clube
GuaraniECPR.png
Nome Guarani Sport Club
Fundação 1914
Estádio Joaquim de Paula Xavier
Website Site oficial
editar

O Guarani Esporte Clube foi um clube brasileiro de futebol. Sua sede estava localizada na cidade de Ponta Grossa, no estado do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

O Guarani Sport Club foi fundado em 1914 por comerciantes e parte da elite local com o objetivo de levar lazer e esporte aos comerciários. Praticamente foi fundador da Liga Sportiva Paranaense e disputou o primeiro campeonato da 2a divisão em 1915 ficando em 3º lugar, junto com o Operário S.C. Iniciava a grande rivalidade dos clubes que perduraria até a década de 50 e 60, sempre com partidas equilibradas.

O Guarani foi a primeira equipe do Paraná a excursionar para fora do Estado, em 1917. Após a profissionalização do campeonato paranaense, foi a primeira equipe de Ponta Grossa a participar do mesmo, em 1954.

Em 1931, como campeão do interior o Guarani disputou o título paranaense com o Coritiba, campeão da capital. Em 3 de abril de 1932, em Curitiba, Coritiba 1 a 0 Guarani. O Coritiba campeão paranaense e Guarani vice-campeão paranaense de 1931.

Em 1954 o Guarani volta a participar da 1a divisão, rivalizando com o Operário Ferroviário E.C. e conquistando outro vice-campeonato estadual. O Guarani geralmente ficava entre os melhores da competição.

No final da década de 60, as más campanhas dos times de Ponta Grossa motivaram a fusão entre Operário e Guarani, formando a Associação Pontagrossense de Desportos, com 3 anos de duração. Após a dissolução da parceria o Guarani abandonou os campeonatos profissionais.

Atualmente o clube disputa campeonatos amadores. Em 2010 a diretoria do clube mostrou interesse em voltar ao futebol profissional.

Histórico em competições oficiais[editar | editar código-fonte]