Associação Atlética Guarany

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guarany de Porto da Folha
Nome Associação Atlética Guarany
Alcunhas Galo do Sertão
Mascote Galo
Fundação 1 de janeiro de 1940 (84 anos)
Estádio Caio Feitosa
Capacidade 3 000 pessoas
Localização Porto da Folha, SE
Presidente Hildo Vaz Cantarelli [1]
Treinador(a) Júnior Coutinho [2]
Patrocinador(a) Prefeitura de Porto da Folha
Material (d)esportivo Retro
Competição Sergipano - Série A2
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Atlética Guarany é um clube de futebol brasileiro da cidade de Porto da Folha no estado de Sergipe. A equipe participa da primeira divisão do Campeonato Sergipano.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1 de Janeiro de 1940, o Guarany era composto por jovens daquela época tendo como um dos seus fundadores o Sr. Maneca Ciriaca.

Defendendo as cores verde e branca, foi o primeiro time de Porto da Folha a ser constituído por uma direção e por um quadro de sócios. O estatuto do clube foi feito em 1979 pelo então presidente Genildo que era atleta do clube e filho de seu Maneca Siriaca. O clube foi profissionalizado em 1988 ano que foi Campeão Sergipano da Segunda Divisão na época administrado por Luiz Gonçalves Lima (Luiz Negrinho).

A Associação Atlética Guarany, como é oficialmente conhecida, já teve vários momentos difíceis como qualquer outro clube do interior sergipano, mas um dos momentos mais difíceis foi quando um ex-funcionário recorreu à justiça para receber seus vencimentos atrasados e como o clube não tinha condições de efetuar o pagamento, teve pela justiça seus bens penhorados para quitar o pagamento com o referido funcionário.

Na época a direção convocou a sociedade portofolhense e os torcedores do clube, sendo criado o Título de Sócio Proprietário onde cada torcedor teria uma parte do patrimônio do clube. Foram vendidos vários títulos do terreno que hoje é a sede social do clube, sendo cadastrados em torno de 100 torcedores proprietários, de modo que a dívida foi paga e hoje a sede do clube ainda existe, só que seus proprietários são os próprios sócios do clube. Um dos fundadores do clube recreativo do Guarany foi o Sr. Ivo Barros. O Guarany começou a participar do Campeonato Sergipano da Segunda Divisão na década de 80 onde, com atletas da própria cidade e das cidades vizinhas, foi Campeão da Segunda Divisão. Em 2009, o clube disputou a Primeira Divisão do Campeonato Sergipano de Futebol, se mantendo na mesma até hoje.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do escudo da Associação Atlética Guarany
1940-2014 2014-Presente

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Sergipano - Série A2 2 2001 e 2018
Torneio Início 1 1990

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

  • Sergipe Vice-Campeão da Copa Governador do Estado: 2006

Desempenho em Competições[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.