Confrontos entre Boca e River de Sergipe no futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Boca Júnior x River Plate
El Clásico Argentino
Informações gerais
Boca Jr. 1 vitória(s), 5 gol(s)
River Plate 1 vitória(s), 4 gol(s)
Empates 2
Total de jogos 4
Total de gols 9
editar

Boca Júnior x River Plate-SE, Boca-River ou El Clásico Argentino foi o maior clássico genérico argentino de futebol do estado de Sergipe.[1] Juntos conquistaram 4 títulos estaduais da Série A2.[2]

Históricos do Clássico[editar | editar código-fonte]

O modesto Estádio Francão, da cidade de Estância, distante 68 quilômetros de Aracaju, completou 30 anos de existência. Como celebração da data, vai recebeu o genérico de um dos maiores clássicos do futebol mundial. Boca e River desfilarão pelo gramado uma rivalidade antiga e bastante tradicional - não em Sergipe, obviamente. Os dois maiores clubes da Argentina, antagonistas há quase 82 anos, ganharam versões em solo sergipano. E, após seis anos de espera, o futebol brasileiro verá o duelo pela primeira vez.

O Boca Júnior (com grafia diferente do original Boca Juniors) nasceu primeiro. É do município de Estância e deu seus passos iniciais como escolinha de futebol, tornando-se time profissional apenas em 2004. O River Plate-SE veio três anos depois com a mudança de nome, anteriormente chamava-se Sociedade Esportiva São Cristóvão. É da cidade de Carmópolis e foi criado para rivalizar com a equipe azul e amarela. O jogo foi válido pela quinta rodada do Campeonato Sergipano da primeira divisão.

A rivalidade entre Boca e River é histórica na Argentina, mas em Sergipe os clubes nasceram através de uma forte amizade entre os respectivos fundadores. O mais novo é o Boca Júnior, que tem 20 anos de existência. O clube foi fundado por um grupo de fãs do futebol argentino. Um deles, Gilson Behar, é o atual presidente. O Boca usa o mesmo nome e as cores do uniforme do hermano argentino, mas o símbolo é diferente. Segundo o mandatário, houve uma orientação por parte da CBF em relação ao escudo, para evitar problemas de registro.

Sonho de Riquelme

A paixão é tão grande que ele resolveu dar ao filho o nome de Riquelme, um dos maiores ídolos da Bombonera. Riquelme Miguel da Silva Santos tem 9 anos e sonha ser jogador de futebol.

“- Acompanhávamos muito o futebol argentino e sempre admiramos o Boca Juniors. A festa que aquela torcida faz na Bombonera é simplesmente incrível. É um clube de uma mística muito grande, que tem vários ídolos. Entre eles o próprio Riquelme e o Maradona. Quando criamos o time, resolvemos fazer essa homenagem e batizá-lo de Boca Júnior. Era uma forma também de dar uma movimentada no nosso futebol, que andava meio parado. Achei que teríamos mais visibilidade da mídia nacional com esse nome - disse Behar.”

O que ele não sabia era que, anos depois, ganharia um rival River Plate, criado pelo amigo Beto Caju, músico e compositor de grandes hits do forró na região nordeste. Os dois empresariavam jogadores. Caju queria fundar um time, e acabou por se candidatar presidente do São Cristóvão, time de Carmópolis fundado em 1967. Ao assumir o cargo, teve a ideia de mudar o nome do clube.

“- São Cristóvão já era o nome de um outro clube, da cidade de São Cristóvão. Não queria repetir e pensei em mudar o nome da equipe. Coloquei a proposta em votação e ela foi aprovada. Como já existia o Boca do meu amigo Behar, resolvi criar o rival River Plate. Quando disse ao Behar que criei o River ele vibrou e disse: "Coisa de cinema, ideia fantástica" - lembrou Beto Caju.”

O River Plate nasceu inspirado no primo rico argentino e para chamar a atenção da grande mídia. Mas o nome bem que poderia ter sido uma homenagem a uma beleza natural da cidade. O famoso Rio Prata, que passa por Carmópolis, é uma das coincidências encontradas na relação entre o município petroleiro e o time. Outra coincidência entre os xarás porteño e sergipano é o próprio petróleo.

“- Carmópolis é um dos maiores produtores de petróleo de Sergipe. Aqui temos sede da Petrobras. Por isso montei um projeto para tentar um patrocínio da Petrobras local para o nosso River, para que tivéssemos estampada em nossa camisa a mesma patrocinadora do River Plate argentino, que também é a Petrobras. Mas depois saí do clube e a ideia acabou não vingando - disse Caju.”

Sem tempo para continuar no futebol, Beto Caju deixou o River Plate nas mãos de Fernando França, ex-dirigente do Confiança e marido da prefeita de Carmópolis, Esmeralda Silva Cruz. O dirigente, falecido em 2011, foi um dos responsáveis pelo sucesso do clube no cenário local.

No plano de crescimento do clube, constou uma visita ao River original. A diretoria foi até a Argentina para conhecer de perto a história do time tradicional no futebol Sul-Americano. Os dirigentes visitaram o Monumental de Núñez, estádio dos hermanos, tiveram contato com a diretoria e ainda voltaram para Sergipe com camisas oficiais do time.

"- Meus pais trouxeram essas camisas para que o nosso fabricante produzisse o uniforme igual ao original. Antigamente a nossa camisa era toda vermelha. Depois fizemos os uniformes iguaizinhos, a camisa branca com a listra vermelha e a preta com listra vermelha - disse Hyago Cruz, filho dos patronos do time e atual membro da diretoria."

Os dirigentes sergipanos também tentaram uma parceria com os cartolas argentinos, o que acabou não acontecendo. Já a diretoria do Boca Júnior não chegou a ter contato com o time do bairro La Boca, mas não descarta a possibilidade.

"- Primeiro temos que montar um projeto. É complicado chegar assim, do nada, e propor alguma parceria para eles. Vamos nos organizar e fazer esse contato, mas não tenho previsão para isso ainda - disse Behar."

A dobradinha entre sergipanos e porteños poderia deixar essa história ainda mais interessante. O grande objetivo dos rivais Boca e River eram conquistar no Nordeste brasileiro popularidade ao menos parecida com a dos originais.[3] Em 2013, o River Plate encerrou suas atividades dando fim a rivalidade.[4]

Confrontos[editar | editar código-fonte]

Não se tem dados concretos dos clássicos realizados entre 1956-1970.

Anos 2000[editar | editar código-fonte]

Data Torneio Estádio Público Casa Visitante Placar Gols (casa) Gols (visitante)
21 de agosto de 2004 Série A2 Fernando França River Plate Boca Júnior 0–2
5 de setembro de 2004 Série A2 Geraldão Boca Júnior River Plate 1–1
6 de março de 2013 Sergipano Francão Boca Júnior River Plate 1–1
20 de abril de 2013 Sergipano Francão River Plate Boca Júnior 2–1

Títulos[editar | editar código-fonte]

Quadro comparativo[editar | editar código-fonte]

Atualizado até 2019.

Competição Boca Júnior River Plate-SE
Campeonato Sergipano 0 2
Sergipano Feminino 1 0
Campeonato Sergipano Série A2 3 1
Copa Governador 0 0
Taça Cidade de Aracaju 0 1
Taça Estado de Sergipe 0 0
Torneio Início 0 1
Total 4 5

Referências

  1. Superclássico genérico: Boca e River sergipanos duelam pela primeira vez (Tese). Globo Esporte Sergipe. 2013 
  2. Federação Sergipana de Futebol (FSF). «Galeria de campeões». Consultado em 1 de julho de 2009 
  3. Sem data definida na Liberta, Boca x River genérico abre competição amadora de society em Sergipe (Tese). Globo Esporte Sergipe. 2018 
  4. «Baú do Esporte: há uma década, River Plate-SE era campeão sergipano pela primeira vez». ge. Consultado em 29 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.