Associação Desportiva Socorrense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Socorrense
Nome Associação Desportiva Socorrense
Alcunhas Siri Metropolitano
Torcedor(a)/Adepto(a) Socorrense
Mascote Siri
Principal rival Socorro
Fundação 31 de agosto de 2005 (18 anos)
Estádio Wellington Elias
Capacidade 3.000 pessoas
Presidente Washington Alcino
Treinador(a) Edmilson Santos[1][2][3]
Patrocinador(a) Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro
Aribé Motos
Tuchê
Competição Sergipano - Série A2
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Desportiva Socorrense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Nossa Senhora do Socorro, cidade da região metropolitana de Aracaju, no estado de Sergipe. Foi fundado em 31 de agosto de 2005.[4]

É um clube de uma região ascendente economicamente sendo, portanto, um potencial conquistador de adeptos dos times da capital Aracaju. Desse modo, o clube continua a prometer muita expectativa por parte do time já que desde o ano de 2011 disputa a primeira divisão do Estado e em 2015 disputa pela quinta vez consecutiva o Campeonato Sergipano de Futebol na divisão principal, onde enfrenta os principais times do estado de Sergipe.

2011[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser o time de mais recente tradição na competição pois é a primeira vez que participa do Sergipão, já chega na segunda etapa da Taça Cidade de Aracaju (Segunda fase do 1³ turno). Na semi-final pegou o São Domingos. Na primeira partida, jogando em casa no Estádio Wellington Elias, ganhou com o placar de 1 x 0. O que parecia inacreditável para o time novato na competição estava próximo de se realizar: ganhar sua primeira taça na divisão principal. No entanto, seus planos foram frustrados na partida de volta, na casa do adversário em São Domingos quando perdeu pelo placar de 2 x 1. Então o desempate ocorreu por critério de melhor classificação na fase anterior, dando a vaga então à equipe do São Domingos.

No entanto, se espera que o Socorrense continue a mostrar ser a surpresa e sensação do campeonato e consiga, mais uma vez, surpreender os times de maior tradição do estado de Sergipe, passando novamente à segunda fase ou ao menos mantendo-se no Sergipão. Dada a crescente importância constituída à pujança econômica e à grandeza da cidade de Nossa Senhora do Socorro, a campanha do time atual vem merecidamente compactuando à cidade um time de futebol com maior representatividade estadual.

2012[editar | editar código-fonte]

No ano de 2012 o time se firmou como um dos representantes da elite do futebol local. Isso porque não só correspondeu às expectativas de se manter na principal divisão como também se apresentou como a principal surpresa do campeonato. Logo no primeiro turno, chegou à final da Taça Cidade de Aracaju ao fazer uma bela campanha na 1ª fase e bater na semi-final o tido como favorito São Domingos. Assim enfrentou em dois jogos o time que seria o futuro campeão do Sergipão 2012, o Itabaiana.

Além disso, de acordo com as regras da competição, ainda garantiu uma vaga na Copa Governo do Estado de Sergipe de 2012 garantindo assim um ano completo de atividades e mobilização de seus atletas, fato este que passa a viabilizar a atuação de um futebol profissionalizante. Por fim, a Copinha, como é apelidada, pode viabilizar ao clube maior visibilidade nacional ao garantir sua participação na Copa do Brasil de 2013.

2013[editar | editar código-fonte]

No ano de 2013 o Socorrense não deixou de surpreender e continuou a se afirmar na elite do futebol local. Obteve a 5ª colocação no campeonato local, se reafirmando como uma nova força do futebol sergipano e ganhando cada vez mais adeptos e respeito de seus adversários.

2014[editar | editar código-fonte]

Por meio de planejamento antecipado e com as melhorias das condições de treinamento, a equipe do Socorrense vem buscando alçar vôos cada vez maiores. Possui como objetivo no ano de 2014 o ganho de visibilidade e projeção da sua marca para além dos gramados sergipanos visando a qualificação para competições regionais e nacionais.

Na primeira partida no Lelezão o Socorrense empatou em um a um com o Sergipe melhor time da primeira fase, mas no segundo jogo o Siri surpreendeu e derrotou o Sergipe pelo placar de 2 a 1 em pelo João Hora. Precisando apenas de uma vitória comum, o Socorrense abriu o placar com Oboró e tomou o empate com Rafael. Já nos acréscimos, Binho fez história e fez o gol que levou a equipe, pela primeira vez em sua história, à final do Estadual.

Títulos e Campanhas Importantes[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Sergipano - Série A2 2 2010 e 2017

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Desempenho em Competições[editar | editar código-fonte]

SergipeCampeonato Sergipano - 1ª Divisão[editar | editar código-fonte]

Ano 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2018
Pos. 10º 10º

SergipeCampeonato Sergipano - 2ª Divisão[editar | editar código-fonte]

Ano 2010 2017 2019 2020 2021 2022
Pos. 11º 18º

SergipeCopa Governo do Estado de Sergipe[editar | editar código-fonte]

Ano 2012 2013 2014
Pos.

Copa do Nordeste[editar | editar código-fonte]

Ano 2015
Pos. 19º

Clássicos dos Siris[editar | editar código-fonte]

O Socorrense tem como grande rival o Socorro SC, ambos são da cidade de Nossa Senhora do Socorro.

Socorro x Socorrense
Informações gerais
Socorro 1 vitória(s), 5 gol(s)
Socorrense 1 vitória(s), 5 gol(s)
Empates 1
Total de jogos 3
Total de gols 10
editar

A rivalidade se dá pelo fato de ser os únicos clubes profissionais da cidade. O primeiro jogo ocorreu no estadual Série A2 de 2019, válido pela terceira rodada do grupo A daquela edição, o primeiro gol marcado do clássico foi Rafael Victo para o Socorrense, o primeiro gol marcado no clássico pelo Socorro veio de pênalti convertido por Luiz Cleber.

Referências