Lagarto Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Lagarto Esporte Clube (clube da mesma cidade, mas que encerrou suas atividades em 1990)
Lagarto
Nome Lagarto Futebol Clube
Alcunhas Verdão
Lagartense
Periquito Atômico
Torcedor(a)/Adepto(a) Povo Lagartense
Alviverde do Agreste
Esmelradino
Papa Jaca
Mascote Periquito
Principal rival Itabaiana
Fundação 20 de abril de 2009 (15 anos)
Estádio Barretão
Capacidade 8 000 pessoas
Localização Lagarto, SE
Presidente Robson Santos
Treinador(a) Paulo Sales
Patrocinador(a) EsporteNet
Diego Costa
Supermercado Supercompras
Minasnet Telecom
Material (d)esportivo Onza
Competição Sergipano - Série A
Brasileirão - Série D
Ranking nacional 115º lugar, 525pontos[1]
Website Facebook
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Lagarto Futebol Clube, mais conhecido como Lagarto, é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de Lagarto, Sergipe, fundado no ano em 20 de abril de 2009. Por ter sido fundado com o nome Lagarto após a decadência dos clubes anteriores, muitos confundem as histórias dos clubes, herdando as cores e a sede social e de ter como seu mascote o Periquito, o Lagarto é conhecido em Sergipe como Lagarto do interior. Em todas as pesquisas já realizadas, a torcida do Lagarto está entre as maiores de Sergipe. Sua sede administrativa é localizada no centro[2] e o clube está projetando seu novo CT (Centro de Treinamento), na imediações da cidade.

Apesar do futebol ser sua principal atividade, o Lagarto também destaca-se na prática do Futsal, sendo atualmente o principal clube do estado, tendo conquistando o maior feito em 2012, ao sagrar-se campeão nordestino da categoria diante do Alto Santo do Ceará. No mesmo ano o clube ainda conquistou o estadual de futsal ao bater o Itaporanga na final, e é o atual campeão da Copa TV Sergipe de 2017 ao bater o Aracaju Futsal na final.

Seu maior rival desde o início do clube é a Associação Olímpica de Itabaiana, no qual ambos protagonizam o famoso Clássico dos Matutos herdado após a decadência do Lagartense. O clássico costuma levar os maiores públicos no interior do estado, sendo assim o 4º maior clássico do estado e o 1º do interior em termos de público e amplitude.

O Lagarto disputou pela primeira vez a Copa do Brasil de 2014. Manda seus jogos no Estádio Paulo Barreto de Menezes.

História[editar | editar código-fonte]

No seu ano de nascimento o clube, quando disputou a Série A2 do Campeonato Sergipano, chegou muito próximo de subir para a primeira divisão. No entanto, na segunda fase da competição foi derrotado nas semifinais pelo então clube ascendente do futebol sergipano: o River Plate de Carmópolis.

O Ano de 2012, primeiro na elite do futebol estadual, foi de grande dificuldade para a equipe: tinha como Treinador: Givanildo Sales, Preparador Físico: Anderson Flávio, Preparador Físico: Francisco, Treinador de Goleiro: Rodrigo, Massagista: Carrasco. O time surpreendeu e evitou o rebaixamento naquele ano. Este fato contribuiu para que o referido comandante técnico ganhasse respeito e plena projeção em âmbito estadual. No ano seguinte, isto é, em 2013 Givanildo foi contratado pelo tradicional Club Sportivo Sergipe e conquistou a confiança dos locais com a aquisição da taça após anos de espera pelos torcedores da referida equipe.

Da mesma forma, a campanha vitoriosa do técnico forasteiro do ano seguinte Fernando Dourado reservou-lhe reconhecimento em âmbito nacional ao passar a ser preterido por clubes de maior estatura.

No corrente ano de 2014 o clube aposta novamente na fórmula de um comandante vindo de outras terras: trata-se do antigo jogador do Bahia e hoje técnico Uéslei Silva. Desta vez, no entanto, tem sido realizado planejamento antecipado no que concerne o condicionamento físico dos atletas e no trabalho de estabelecimento de verdadeiro espírito de equipe. Tais características têm se tornado uma tradição e deve ser analisada concomitantemente à demanda por melhorias na qualidade e estrutura que o clube deva apresentar aos seus comandantes e que seja condizente com a capacidade que a cidade de Lagarto deva representar potencialmente como importância enquanto praça desportiva ao estado de Sergipe.

Assim é que no corrente ano de 2014 o time originário do jogador internacionalmente reconhecido Diego Costa se apresentará para a principal competição de sua história, a Copa do Brasil de Futebol de 2014.

Copa do Brasil 2014[editar | editar código-fonte]

Em 2014 o Lagarto partiu para mais um feito na sua história, primeira participação na Copa do Brasil. O clube fez dois grandes jogos mas não conseguiu classificar-se para terceira fase, tendo enfrentado o Santa Cruz com grande representação nacional.

A primeira partida ocorreu no atual Mendonção em Itabaiana, porque o Estádio Paulo Barreto de Menezes estavam com suas arquibancadas em péssimas condições estruturais. No primeiro jogo o Lagarto perdeu por placar mínimo diante de 142 torcedores, na segunda partida jogado no Aflitos em Recife com portões fechados, o alviverde sergipano perdeu de 3 á 1, o gol do Lagarto foi marcado por Jussimar aos Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69', sendo assim eliminado na Primeira Fase.

O ano de 2018 se inicia com grande expectativa para o clube, tendo o apoio administrativo e financeiro do jogador internacional Diego Costa. Através de um planejamento criterioso uma ótima estrutura foi montada, dando condições para que o elenco trabalhe com qualidade e consiga alcançar os objetivos na temporada, que é a Campeonato sergipano do titulo do campeonato sergipano, fazendo com que o calendário de 2019 seja complementado por competições a nível nacional, colocando o Lagarto Futebol Clube definitivamente como um dos destaques do futebol nordestino e brasileiro.

No ano de 2021 o Lagarto consegue o vice-campeonato do Campeonato Sergipano de Futebol conseguindo assim a classificação inédita para o Campeonato Brasileiro de Futebol - Série D de 2022 e para Copa do Brasil de Futebol de 2022 pela terceira vez em sua história.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

.

Goleiros
Jogador
Brasil Fábio Henrique
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Alef V
Brasil Matheus V
Brasil Rhuan V
Brasil Rafael Bahia V
Brasil Ribeiro V
Brasil Moacir M
Brasil Rafael M
Brasil Danilo Rios M
Atacantes
Jogador
Brasil Rone Marques
Brasil Kleitinho
Brasil Emerson Catarina
Brasil Daisson
Brasil Rodrigo Dantas
Brasil Brasão
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Betinho T
Brasil Anderson Flávio PF

Títulos[editar | editar código-fonte]

Categoria de Base[editar | editar código-fonte]

  • Sergipe Campeonato Sergipano de Futebol Juniores (Sub-20): (2021)

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2022
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Copa do Nordeste 1 1ª fase (2022) 2022
Sergipe Campeonato Sergipano 11 Vice-campeão (2021) 2012 2022
Série A2 3 Vice-campeão (2011) 2009 2011 1
Copa Governador 2 Semifinal (2013) 2013 2014
Brasil Série D 1 9° colocado (2022) 2022
Copa do Brasil 3 2ª fase (2020) 2014 2022

Desempenho em competições[editar | editar código-fonte]


Títulos no Futsal[editar | editar código-fonte]

Regional
Competição Títulos Temporadas
Liga Nordeste 1 2012
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Sergipe Campeonato Sergipano 1 2012
Sergipe Copa TV Sergipe 2 2017, 2018 e 2019

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O emblema consiste de um fundo vermelho, orlado de verde, na parte superior as iniciais L.F.C. e tendo na parte direta uma cruz com fundo em xadrez, nas cores verde e branco e com uma bola, já na parte esquerda inferior um lagarto, símbolo da cidade e em baixo a data, mês e ano da última fundação.

Hino[editar | editar código-fonte]

Há alguns anos o hino oficial do Lagarto não era muito conhecido entre a maioria dos torcedores. Hino do Lagarto Futebol Clube Autor: carece de fontes

Mascote[editar | editar código-fonte]

Periquito Atômico

A escolha do mascote do clube tem relação com a vasta quantidade desta ave na região agreste do estado de Sergipe.

Rivalidades do Lagarto[editar | editar código-fonte]


Estádio[editar | editar código-fonte]

Manda seus jogos no Estádio Paulo Barreto de Menezes, também conhecido como Barretão, localizado no bairro Gomes na cidade de Lagarto, em Sergipe. Tem capacidade para 8.000 pessoas[3] e é utilizado como mando de campo em competições estaduais, regionais e nacionais. Desde sua construção é administrado pelo governo do estado de Sergipe. Seu nome foi dado em homenagem a um ex-governador da época da ditadura militar.

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

A Império Verde é a maior torcida organizada do Lagarto FC, compareceu aos jogos da equipe tanto no futebol como no futsal tendo um grande públicos nos jogos.

Referências

  1. «Clubes sergipanos no Ranking Nacional de Clubes; Dragão é primeiro». Consultado em 27 de fevereiro de 2018 
  2. FSF. «Clubes profissionais de Sergipe». Consultado em 30 de julho de 2009 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome capacidade

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.