Guaravera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guaravera (Londrina))
Guaravera
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado Paraná
Município Londrina
História
Criado em 11 de junho de 1951 (72 anos)
Características geográficas
Área total 177,30 km²
População total (2010) 3 935 habitantes[1] hab.
Densidade 24,96 hab.[1] hab./km²

Guaravera é um distrito do município de Londrina, no estado do Paraná.[2][3]

O local onde atualmente situa-se o distrito pertenceu ao dono de uma serraria, que repicou sua gleba em lotes. O aglomerado foi elevada a categoria de Distrito Administrativo no dia 11 de junho de 1951, juntamente com a localidade de São Luiz, pelo Decreto Lei nº 666.

O nome Guaravera é de origem indígena. Guará significa lobo, e Vera vem do latim, significa verdade. O Distrito compreende também a localidade denominada Barro Preto. Possui área total de 177,30 km2, ocupando o 4º lugar em extensão entre os distritos de Londrina.

Sua sede fica a 44 km da zona urbana de Londrina, com aproximadamente 5 mil habitantes. Estão instalados em Guaravera vários estabelecimentos industriais, casas comerciais e estabelecimentos prestadores de serviços como: correios, transporte coletivo, telefones, o que permite uma inter-relação com os demais distritos e o distrito sede.

Guaravera se destaca no setor produtivo tendo a uva como principal atividade agrícola, ocupando uma área de 125 hectares de terras. A qualidade das uvas se sobrepõe em relação a outros centros por serem mais doces.

Referências

  1. a b Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (16 de novembro de 2011). «Sinopse por setores». Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  2. As várias Londrinas Gaz. do Povo - fevereiro de 2013
  3. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). «Histórico» (PDF). Consultado em 9 de outubro de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.