Gustavo Gouveia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gustavo Gouveia
Vereador de Paudalho
Período 2013 a 2017
Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Paudalho
Período 1 de janeiro de 2017 a 30 de abril de 2018
Prefeito Marcelo Gouveia
Deputado estadual de Pernambuco
Período 1 de fevereiro de 2019 até a atualidade
Dados pessoais
Nome completo Gustavo Fuchs Campos Gouveia
Nascimento 23 de julho de 1984 (39 anos)
Nacionalidade Brasileiro
Partido DEM (2012-2022)

UNIÃO (2022) SD (2022-presente)

Profissão empresário
Website www.gustavogouveia.com

Gustavo Fuchs Campos Gouveia (Recife, 23 de julho de 1984) é um empresário e político brasileiro filiado ao Democratas (DEM). Foi eleito para o primeiro mandato como deputado estadual de Pernambuco nas eleições de 2018, com 50.058 votos.[1] Gustavo Gouveia foi secretário de Obras e Serviços Públicos no município de Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco, durante um ano e quatro meses, na gestão do prefeito e seu irmão Marcelo Gouveia.

Família[editar | editar código-fonte]

Nascido no Recife, Gustavo Gouveia é empresário do ramo de construção, filho do político Eufrásio Campos Gouveia Filho, prefeito de Paudalho no período de 1993 a 1997, e da bancária Cláudia Maria Povoleri Fuchs, neto do também político Eufrásio Campos Gouveia (1918-2017), 30º gestor municipal do Paudalho entre os anos de 1966 a 1969, e irmão do atual prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia. Tem dois filhos, Gustavo Fuchs Campos Gouveia Filho e Larah Bold Campos Gouveia.

Vida política[editar | editar código-fonte]

Iniciou na política com a candidatura para vereador no município de Paudalho, em 2012, assumindo a vaga após um vereador perder o cargo eletivo por infidelidade partidária (em razão de desfiliação sem justa causa). Em 2017, assumiu a secretaria de Obras e Serviços Públicos no município de Paudalho, cargo que ocupou durante um ano e quatro meses. Na função, executou diversos feitos que elevaram a qualidade de vida dos cidadãos locais, como a conclusão da obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da primeira creche municipal de Paudalho, o calçamento de 100 ruas, a reforma de todos os Postos de Saúde da Família e a reconstrução do Colégio Municipal de Guadalajara (CMG), além de realizar a manutenção do Parque de Iluminação Pública e implantar o projeto de LED nas principais avenidas.

Assembleia Legislativa de Pernambuco[editar | editar código-fonte]

No pleito de 2018, foi eleito deputado estadual de Pernambuco, com 50.058 votos, sendo o 16º mais votado no estado e o mais votado da oposição. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), integra quatro comissões permanentes, sendo titular na Comissão de Assuntos Internacionais; Comissão de Constituição, Legislação e Justiça; Comissão de Saúde e Assistência Social, e suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. Também é membro titular da Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco, colegiado formado para verificar as condições de infraestrutura dos reservatórios no estado. Gustavo também participa da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Sucroalcooleiro, associação suprapartidária destinada a promover o aprimoramento da legislação através do incentivo, promoção, debates, audiências públicas e eventos afins, relacionados ao tema, colaborando com o processo legislativo a partir das comissões permanentes da Casa Legislativa, e da Frente Parlamentar da Execução dos Orçamentos Federal e Estadual, para discutir sobre os recursos oriundos de emendas parlamentares estaduais e federais, assim como fundos federais e estaduais destinados ao Estado e a seus municípios. É suplente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, que é subordinado à Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos e constituído por representantes governamentais e de órgão público, de entidade da sociedade civil e de povos tradicionais. Foi nomeado vice-líder da bancada do partido na Casa Legislativa e 6º suplente da Mesa Diretora para o biênio 2019-2021.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Confira a nova composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco». G1. 8 de outubro de 2018. Consultado em 22 de setembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]