Hamadríade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Hamadríade (desambiguação).

As hamadríades[1] (em grego: Ἁμαδρυάδες, Hamadryádes, de ἅμα, háma, "junto" e drýs, δρῦς, "carvalho"), na mitologia grega, são as oito filhas do casamento de Óxylos, filho de Óreas[Nota 1] com Hamadryás, sua própria irmã, chamavam-se: Carya, Balanos, Crania, Morea, Aigeiros, Ptelea, Ampelos e Syce.[2] Cada uma delas seria protetora de um espécie diferente de árvore, entre estas a vinha, a figueira e a aveleira.

A Hamadríade, de Émile Bin. 1870

As hamadríades são ninfas que nascem com as árvores e com as quais partilham o destino, devendo protegê-las.[3]

Calímaco conta no seu Hino a Delos que a disposição e temperamento destas deidades variava em conformidade com a das suas árvores protegidas, dispensando-se em prantos aquando da queda das folhas ou da estridente alegria à chegada das chuvas da primavera sobre a juventude das verdes folhagens.

E se em algumas lendas poderia viver durante “cerca de dez vidas de palmeiras” ou 9720 anos, em outras versões, a morte anunciava-se-lhes com as das suas árvores.

A hamadríade Carya certa vez teve um caso com Zeus, o que gerou Dirio, o deus das plantas venenosas.

Existem lendas que descrevem o poder vingativo de que estas ninfas eram capazes sobre aqueles que ameaçavam as suas árvores (Chrysopelia), outras histórias falam-nos dos castigos que caíam sobre aqueles que as cortassem ou desdenhassem das orações atribuídas as estas deidades (Erysichthon) consideradas como intermediárias entre mortais e imortais.

Notas e referências

Notas

  1. Óxilo filho de Óreas pode ser traduzido como Aquele da floresta, filho da montanha

Referências

  1. Infopédia. «hamadríade | Definição ou significado de hamadríade no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 14 de outubro de 2021 
  2. Pherenikos, poeta épico herakleto, citado por Ateneu, O banquete dos eruditos, 1.78a
  3. «Hamadríade». Michaelis On-Line. Consultado em 14 de outubro de 2021