Hans Gamper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Hans Gamper

Hans-Max Gamper Haessig (22 de novembro de 1877 - 30 de julho de 1930), conhecido na Catalunha como Joan Gamper, nasceu na cidade suíça de Winterthur. Ao longo de sua vida se dedicou ao esporte com a prática de diversas disciplinas, sobretudo o futebol. Em Zurique e na França foi considerado um atleta excepcional por sua classe e vitalidade.

Apesar de haver nascido em Winterthur, desde pequeno se estabeleceu na cidade de Zurique, onde aos doze anos já se destacava como ciclista. Por motivos de trabalho teve que abandonar o ciclismo e foi então que decidiu se dedicar ao futebol. Considerado um dos melhores jogadores suíços, foi capitão do F.C. Basileia, antes de ser considerado o melhor atacante do F.C. Excelsior. Diferenças com este último o obrigaram a abandoná-lo. Foi então que Gamper decidiu fundar o F.C. Zurich, que logo se destacaria como uma das melhores equipes da Suíça.

Posteriormente, no ano de 1897, Gamper se muda para Lyon e ali ingressa na Union Athletique, onde praticaria o rugby. Finalmente, no ano de 1899, chega a Barcelona onde logo faz amizade com a colônia estrangeira que havia na cidade.Homem entusiasta e muito ativo, decide contribuir em difundir o futebol e começa a praticá-lo no bairro de Sant Gervasi de Cassoles, onde reside. Pouco a pouco vai amadurecendo o projeto de fundar um clube de futebol na cidade. No dia 22 de outubro de 1899, aparece na revista "Los Deportes" um anúncio convidando todos os aficionados a prática do futebol para reunir-se. Só um mês e uma semana mais tarde, em 29 de novembro de 1899, no Ginásio Solé, da rua Montjuic del Carme número 5, é o cenário da fundação do Futbol Club Barcelona. As cores escolhidas para a camiseta são as do FC Basiléia, o azul e o vermelho(grená).

Hans Gamper jogou na primeira equipe do Barcelona de 1899 até 1903. Posteriormente assumiria em várias ocasiões a presidência do clube:

No dia 30 de julho de 1930, chocado pelos problemas econômicos e pessoais e vítima de uma grande depressão, Gamper decidiu suicidar-se. A notícia cai como uma bomba inesperada na sociedade barcelonesa e se decide ocultar as causas da morte.A cidade pôs seu nome em uma rua do bairro de Les Corts e o clube lhe reservou o número 1 de sócio. No ano de 1966, o então presidente Enric Llaudet institui o Troféu Joan Gamper, que com os anos conseguiu relevante prestígio internacional e com o qual se inicia tradicionalmente a temporada no Camp Nou antes do começo da Liga espanhola de futebol.