Henrique de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique de Curitiba
Informação geral
Nome completo Zbigniew Henrique Morozowicz
Nascimento 29 de agosto de 1934
Curitiba, Paraná
 Brasil
Data de morte 18 de fevereiro de 2008 (73 anos)
Curitiba, Brasil
Nacionalidade brasileira,
Ocupação(ões) compositor

Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido como Henrique de Curitiba (Curitiba, 29 de agosto de 1934 - Curitiba, 18 de fevereiro de 2008) foi um compositor brasileiro.

Ele escolheu o pseudônimo de "Henrique de Curitiba" para se tornar conhecido no Brasil e no exterior sob nome mais comum e melhor pronunciável.

Morozowicz nasceu como filho de imigrantes poloneses que foram para Curitiba. Seu pai, Tadeusz Morozowicz, era um dançarino e coreógrafo e era conhecido no Scala, em Milão, Itália. Veio para o Brasil em 1926, a convite da comunidade polonesa local, para fundar a primeira escola de balé da cidade, vinculada à Sociedade Thalia. Sua mãe, Wanda Lachowski era pianista, aluna de René Devrainne Franck e aproximou Henrique um pouco da música. Também era irmão da bailarina e coreógrafa Milena Morozowicz.

Estudos e formação musical[editar | editar código-fonte]

Em 1942 começou a estudar música com a mãe, sua primeira professora de piano. Em 1944 tornou-se aluno de René Devrainne Franck. Em 1946 começou a trabalhar como pianista no Ballet da Sociedade Thalia, a convite de seu pai. Em 1948, com a fundação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), tornou-se aluno do curso fundamental de piano, com a mesma professora. Neste ano, assinou sua primeira composição.

Em 1951 ingressou no Curso Superior de Música da EMBAP. Passou também a estudar harmonia e composição com o maestro húngaro George Kaszas, que regia em Curitiba a orquestra da Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI). Desde 1950 estudava órgão com Rodrigo Hermann, e passou a atuar como organista da Catedral Metropolitana de Curitiba. Para o coral feminino da Catedral escreveu peças sacras.

Concluiu o curso superior em 1953, e em 1954 mudou-se para São Paulo para continuar os estudos. Na Escola Livre de Música estudou piano com Henry Jolles e composição com Hans-Joachim Koellreutter na Escola Livre de Música. Ele foi para a Polônia, em 1960, para estudos posteriores.

Em 1955 trabalhou como consultor musical para a firma Whinner, fabricantes pioneiros de orgãos eletrônicos no Brasil.

Em 1981 Morozowicz recebeu Mestrado na Universidade de Cornell e na Faculdade de Ithaca, em Nova York, sob a orientação de Karel Husa, e tornou-se um reconhecido compositor como "Henrique de Curitiba". Morozowicz compôs mais de 150 obras, entre elas muitas obras corais. Lecionou na UFPR nos anos 80 e na década de 90, e na UFG até 2006.

Faleceu em Curitiba em 22 de fevereiro de 2008.

Várias de suas composições nomeiam ruas da cidade de São Paulo, como Borboletas Psicodélicas, Três Episódios e Suíte de Natal.

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte]

JUSTUS, Liana Maria; BONK, Miriam Cornélia. "Biografia" in Henrique de Curitiba: catálogo temático 1950-2001. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2002. p. 25-32.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]