History (canção de Exo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de History (canção))
"History"
History (canção de Exo)
Versão coreana do EXO-K (esquerda) e a versão chinesa do EXO-M (direita)
Single de Exo
do álbum MAMA
Lançamento 9 de março de 2012
Formato(s) Download digital
Gravação 2011, nos estúdios da S.M. Entertainment, Seul, Coreia do Sul
Gênero(s)
Duração 3:32
Gravadora(s) S.M. Entertainment
Composição
Produção Yoo Young-jin
Cronologia de singles de Exo
"What Is Love"
(2012)
"Mama"
(2012)

History é o segundo single promocional do grupo sino-coreano Exo, interpretado pelos subgrupos EXO-K e EXO-M. Disponível em duas versões linguísticas, coreana e mandarim, a canção foi lançada em 9 de março de 2012 pela S.M. Entertainment.[1] Meses depois, em 9 de abril de 2012, ela foi incluída como uma das faixas do extended play de estreia do grupo, MAMA.

Lançamento e promoção[editar | editar código-fonte]

"History" foi escrito por Thomas Troelsen, Remee Mikkel Sigvardt Jackman e Yoo Young-jin. A versão em coreano é interpretada pelo subgrupo EXO-K e a versão em mandarim pelo EXO-M.[2] Os vídeos de música da canção foram lançados no YouTube em 8 de março de 2012,[3] um dia antes da canção ser disponibilizada para download através do iTunes.

EXO-K e EXO-M performaram as duas versões durante o seu showcase de estreia em 31 de março de 2012 em Seul, Coreia do Sul, seguido por um segundo showcase em Pequim, República Popular da China, em 1 de abril de 2012.

Em 8 de abril, EXO-K fez sua estreia na televisão no programa de música Inkigayo, performando "History" e a sua canção oficial de estreia, "MAMA". O grupo também apresentou a música no M! Countdown em 12 de abril, Music Bank em 13 de abril, e Show! Music Core em 13 de abril.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Dois vídeos de música para "History" foram lançados no YouTube em 8 de março de 2012 canal oficial da S.M. Entertainment.[3] CadCada vídeo, embora gravados em duas versões diferentes, apresentaram todos os integrantes do EXO. Os vídeos de música apresentam os dois grupos dançando em um ambiente rochoso ventoso e um estúdio azul brilhante.

Recepção comercial[editar | editar código-fonte]

"History" estreou na 27ª posição na China no Parada de Novos Singles do Sina onde mais tarde alcançou a sexta posição. No Parada Hot Singles do Sina, a canção estreou no número 64[4] e alcançou o número 14. Na Coreia do Sul, "History" chegou ao número 86.

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Parada (2012) Melhores posições
Gaon Singles chart[5] 86
Gaon Monthly Singles chart 132
Gaon Local Singles chart[5] 80
Gaon Streaming Singles chart[5] 105
Gaon Download Singles chart[5] 72

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]