Horst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Horst (desambiguação).
Representação esquemática de uma sucessão de horst e de graben (imagem do USGS).

Horst é a designação dada em geologia estrutural e em geografia física a um bloco de território elevado em relação ao território vizinho, devido ao movimento combinado de placas geológicas paralelas, cujo movimento provoca o rebaixamento de terrenos vizinhos de elevação de uma faixa de elevação entre elas.

A palavra horst provém da língua alemã e significa ninho de águia ou colina alcantilada.[1] Tal estrutura pode ser também conhecida como pilar.[2]

Montanha da Mesa, África do Sul

O território que forma o horst eleva-se devido ao movimento combinado de falhas geológicas paralelas, ou relativamente paralelas, cujo movimento provoca o afundamento dos terrenos vizinhos ou a elevação de uma faixa de terreno entre elas (ver esquema ao lado). Os horst tendem assim a ser faixas alongadas de terreno (que podem ter centenas de quilómetros de comprimento) elevado em relação ao território vizinho, do qual estão separadas por escarpas de falhas normais. É frequente os horst fazerem parte de estruturas tectónicas complexas, em que se alternam com graben e múltiplas falhas.

Tal origem, e o facto de tenderem a ter um topo relativamente aplanado marcado por escarpas íngremes, leva a que essas formações sejam por vezes designadas de mesetas ou montanhas bloco (um exemplo é a famosa Montanha da Mesa nos arredores da Cidade do Cabo, África do Sul). Outros exemplos são as colinas dos Vosges, em França, e da Floresta Negra, na Alemanha.

Em Portugal, a pequena unidade estrutural denominada de Maciço Marginal de Coimbra representa um dos melhores exemplos daquilo a que podemos chamar de horst no território do país.[3]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Editores da Infopédia (2005). «Verbete: Horst». Dicionário Porto Editora. Consultado em 9 de fevereiro de 2015 
  2. RODÍGUEZ, Armando Aguilar (2004). Geografia General. [S.l.]: Pearson Educación. 306 páginas. ISBN 9789702605379 
  3. GIRÃO, A. de Amorim (1949). Geografia de Portugal. [S.l.]: Portucalense Editora. 510 páginas