Horst Wessel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Horst Wessel
Nome completo Horst Ludwig Wessel
Nascimento 9 de setembro de 1907
Bielefeld, Vestfália
 Alemanha
Morte 23 de fevereiro de 1930 (22 anos)
Berlim
 Alemanha
Nacionalidade Flag of Germany.svg Alemã

Horst Ludwig Wessel (9 de Outubro de 1907—23 de Fevereiro de 1930) foi um líder local em Berlim dos combatentes do Partido Nazi – a Sturmabteilung ou "SA" – conhecido por se ter tornado um mártir pela causa nazi, por Joseph Goebbels, após o seu assassinato em 1930.

Inicialmente, Wessel fez parte de vários grupos de juventude e grupos para-militares de extrema-direita, mas acabou por sair e juntou-se às SA, os combatentes de rua de camisa castanha do Partido Nazi. Wessel chegou ao comando de vários esquadrões e distritos das SA. Em 14 de Janeiro de 1930, foi baleado na cabeça por dois membros do Partido Comunista da Alemanha (KPD). Albrecht "Ali" Höhler foi preso e condenado pelo seu assassinato. Foi sentenciado a seis anos de prisão, mas acabou por ser retirado da sua cela e morto pelas SA depois da tomada de poder pelos nazis.

O funeral de Wessel recebeu grande atenção em Berlim, com a elite nazi presente. Depois da sua morte, tornou-se um símbolo da propaganda nazi no Terceiro Reich. A marcha para a qual ele tinha escrito a letra mudou o seu nome para "Horst-Wessel-Lied" (A Canção de Horst Wessel), tornando-se o hino oficial do Partido Nazi. Quandor Adolf Hitler chegou ao poder em 1933, a canção passou a ser, em conjunto, o hino nacioal alemão, com o primeiro verso Deutschlandlied (também conhecido por Deutschland über alles).

Notas

Referências

Impressa[editar | editar código-fonte]

Online[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]