Hospício do Grande São Bernardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hospício do Grande São Bernardo
Hospice du Grand-Saint-Bernard
Hospício do Grande São Bernardo
Vista geral do hospício
Tipo Hospício
Construção cerca de 1050
Religião Catolicismo
Website http://www.gsbernard.net/index.php?page=gd-st-bernard
Património nacional
Classificação Bem Cultural de Importância Nacional
Geografia
País Suíça
Cidade Bourg-Saint-Pierre
Região Valais
Coordenadas 45° 52' 08" N 7° 10' 14" E
[[File:Predefinição:Mapa de localização/Switzerland location map.svg|280px|Hospício do Grande São Bernardo está localizado em: Predefinição:Mapa de localização/Switzerland location map.svg]]
<div style="position: absolute; z-index: 2; top: Erro de expressão: caractere "[" não reconhecido%; left: Erro de expressão: caractere "[" não reconhecido%; height: 0; width: 0; margin: 0; padding: 0;"><div style="position: relative; text-align: center; left: -Erro de expressão: caractere "[" não reconhecidopx; top: -Erro de expressão: caractere "[" não reconhecidopx; width: Predefinição:Mapa de localização/Switzerland location map.svgpx; font-size: Predefinição:Mapa de localização/Switzerland location map.svgpx;">
<div style="font-size: 90%; line-height: 110%; position: relative; top: -1.5em; width: 6em; Erro de expressão: Operador < inesperado">Hospício do Grande São Bernardo
Geolocalização no mapa: Switzerland_location_map.svg

O hospício Grande-São-Bernardo, anteriormente Montjoux, é um hospício localizado no passo Grande São Bernardo na Suíça .

Geografia[editar | editar código-fonte]

Está localizado no topo do passo do Grande São Bernardo, nos Alpes Valaisanos, a metro acima do nível do mar. A fronteira com a Itália encontra-se algumas centenas de metros ao sul.

História[editar | editar código-fonte]

No século IX, existe um primeiro hospício (ou mosteiro) junto ao passo (lado suíço), em Bourg-Saint-Pierre . É mencionado pela primeira vez por volta de de 812 - 820 . O mosteiro de Mont-Joux é dedicado a Saint-Pierre ( abbatia montis Jovis Sancti Petri ) [1] . O Passo do Grande São Bernardo usa o nome de Mont-Joux ( Mons Iovis ) durante este período . O mosteiro de Bourg-Saint-Pierre foi destruído por ataques sarracenos em meados do século X , provavelmente em 940, quando também ocuparam Saint-Maurice .

Por volta de 1050, São Bernardo de Aosta (de Menthon ou Mont-Joux, antigo nome do passo do Grande São Bernardo), arquidiácono de Aosta, vendo regularmente viajantes chegarem aterrorizados e roubados, decide pôr um fim à brigada na montanha. Para esse fim, fundou, no topo do passo do Grande São Bernardo, o hospício que mais tarde levaria seu nome. A igreja do hospício é dedicada a São Nicolau . De relevo é o fato da menção da igreja surgir em apenas um documento de 1125.

O hospício do Grande São Bernardo está sob a jurisdição do bispo de Sião, prefeito e conde de Valais . Essa particularidade explica o fato de que todo o passo está hoje localizado no território suíço .

Em 1823, o edifício do hospício foi aumentado em um piso sob a direção do arquiteto de Lausana, Henri Perregaux .

O hospício do Grande São Bernardo serviu como noviciado . Foi aqui que o Beato Maurice Tornay (1910-1949) estudou antes de partir para Yunnan .

Cão São Bernardo[editar | editar código-fonte]

É no hospício que a raça São-Bernardo foi criada, resultante de cruzamentos de cães provavelmente oferecidos pelas famílias do Valais nos anos de 1660 a 1670. Uma primeira menção é feita em 1709. O objetivo da criação foi inicialmente fornecer cães de guarda e defesa para o hospício antes de se tornarem cães de resgate nas montanhas. A fazenda de criação da raça foi transferida para uma fundação, a fundação Barry localizada em Martigny ,[2] em 2005. Esta fundação está empenhada em manter a raça e deixar cães no hospício no verão.[1]

Hospício do Grande São Bernardo na cultura[editar | editar código-fonte]

  • 1923 : Visages d'enfants, filme de Jacques Feyder

Referências

  1. Raphaël Golosetti (2016). Osanna Edizioni, ed. Archéologie d’un paysage religieux: Sanctuaires et cultes du Sud-Est de la Gaule (Predefinição:-s au Predefinição:Sap) [[[:Predefinição:Google Livres]] 🔗] Verifique valor |url= (ajuda) (em francês). [S.l.: s.n.] ISBN 978-8-88167-502-9  Faltam os |sobrenomes1= em Editors list (ajuda).
  2. «La Fondation Barry - au service des chiens St Bernard | Fondation-barry»