Hwangap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hwangap

Gobaesang, uma decoração tradicional de mesa para o Hwangap.
Nome chinês
Chinês: 甲子
Em japonês
Kanji: 還暦
Kana: かんれき
Kyūjitai: 還曆
Em coreano
Hangul: 환갑
Hanja: 還甲

Hwangap (hangul: 환갑; hanja: 還甲) é uma forma tradicional de celebrar os 60 anos (Idade do Leste Asiático) na Coreia. É análogo ao Kanreki (還暦?) em Japonês ou Jiazi (甲子) em Chinês.

Completar 60 anos significa concluir o ciclo sexagesimal do calendário lunar. Antigamente a expectativa de vida era muito inferior à de hoje, por isso o hwangap também significa uma celebração da longevidade.[1] A festa de celebração também é um desejo para uma vida ainda maior e mais próspera. Essa festa costuma ser organizada pelos filhos da pessoa que está fazendo 60 anos, a menos que essa pessoa não tenha filhos, caso em que não há festa alguma. No hwangap, a família e parentes preparam uma grande festa de aniversário com muita comida.

Com o aumento da expectativa de vida, o hwangap está a perder significado, reduzido a uma grande refeição apenas para familiares próximos.[2] Muitos coreanos agora optam por viajar com a família em vez de fazer uma grande festa.[carece de fontes?] Celebrações semelhantes são realizadas aos 70 (chamados Gohi ou Chilsun (칠순)) ou 80 (Palsun (팔순)) anos de idade.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 환갑. Doopedia. Acesso em 28 de maio de 2019
  2. Hyong, Kie-joo (2005). Korea Today. [S.l.]: Yoon Deok-hong