I'm Coming Out

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"I'm Coming Out"
Single de Diana Ross
do álbum Diana
Lançamento 1980
Formato(s) Disco de vinil
Gênero(s) Soul/Pop
Duração 5:26
Gravadora(s) Motown
Composição Bernard Edwards, Nile Rodgers
Produção Bernard Edwards, Nile Rodgers
Cronologia de singles de Diana Ross
Último
"Upside Down"
(1980)
"My Old Piano"
(1980)
Próximo

"I'm Coming Out" (Português: Estou saindo [do armário] ou Estou me revelando) é uma canção originalmente gravada por Diana Ross e lançada por ela como um compacto simples no ano de 1980. A canção foi composta e produzida por Bernard Edwards e Nile Rodgers, membros da banda Chic, para o álbum diana.

Inspiração para a letra[editar | editar código-fonte]

Nile Rodgers, co-escritor e co-produtor da canção, disse que se inspirou para escreveu a canção após ter ido à uma discoteca da California e lá ver inúmeras drag queens fantasiados de Diana Ross. Ross, nessa época, já se auto-denominava uma ícone da comunidade gay.

Successo comercial[editar | editar código-fonte]

Quando a canção foi lançada como um compacto simples no outono de 1980, fãs de Ross e membros das comunidades gay, lésbica, bissexual e transexual abraçaram-na como um "hino gay".

A canção se tornou um dos maiores sucessos comerciais da carreira de Ross, atingindo a posição de número cinco na lista dos 100 singles mais vendidos da Revista Billboard e sendo certificada com o disco de ouro pela RIAA.

Quando a canção foi lançada Ross revelou que estava abandonando a Motown Records após vinte anos de ter entrado para a gravadora. Mais tarde, Ross assinou um contrato de 20 milhões de dólares com a RCA Records.

Ross, de vez em quando, inicia seus shows cantando "I'm Coming Out".

Posição nas listas de mais vendidos[editar | editar código-fonte]

Lista (1980) Maior
posição
atingida
Billboard Hot 100 (EUA) 5
Billboard Singles de R&B (EUA) 6
Billboard Singles de Dance music mais tocados em boates (EUA) 1
Reino Unido 13

Samples e covers[editar | editar código-fonte]

Vários samples da canção foram utilizados ao longo dos anos, o mais famoso deles gravado por Puff Daddy, que colocou-o em "Mo Money Mo Problems", um single de 1997 de Notorious B.I.G..

Em 2003, a cantora de R&B Amerie fez um cover da canção para a trilha-sonora da comédia romântica de Jennifer Lopez e Ralph Fiennes intitulada Maid in Manhattan (Um Encontro de Amor). A versão de Amerie foi lançada como um single no Reino Unido e na Austrália somente. A versão original da canção também pode ser encontrada no álbum da trilha-sonora do filme.