Igreja Cristã Palmariana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Cristã Palmariana
Igreja Cristã Palmariana
Catedral da Igreja Cristã Palmariana, onde reside o Papa Palmariano
Orientação Catolicismo
Fundador Gregório XVII
Sede Espanha
Líder espiritual Pedro III
Página oficial https://www.igrejapalmariana.org/

A Igreja Cristã Palmariana dos Carmelitas da Santa Face (em castelhano: Iglesia Cristiana Palmariana de los Carmelitas de la Santa Faz), comumente chamada de Igreja Palmariana,[1] é uma instituição religiosa geralmente considerada como seita,[2] que se autodeclara a sucessora da Igreja Católica Romana, tendo seu próprio papa e sé episcopal no município de El Palmar de Troya, Espanha.[3]

A Igreja Cristã Palmariana considera o Papa Paulo VI (a quem venera como mártir espiritual) e seus predecessores como verdadeiros papas, mas sustentam, com base em supostas aparições marianas, que o papa de Roma está excomungado e que a Santa Sé, desde 1978, foi transferida para o povoado andaluz de El Palmar de Troya.

A Igreja Cristã Palmariana teve quatro pontífices desde o seu estabelecimento, considerados antipapas pela Igreja Católica. O primeiro, Clemente Domínguez y Gómez (Gregório XVII), que se autodeclarou papa em 6 de agosto de 1978 e comandou a igreja até sua morte em 2005. O segundo, Manuel Corral (Pedro II), cofundador da Ordem dos Carmelitas da Santa Face, que sucedeu Domínguez em 2005 e liderou a igreja até sua morte em julho de 2011, e foi sucedido pelo te por Ginés de Jesús Hernández (Gregório XVIII) naquele mesmo ano, mas Hernández renunciou em 2016 para se casar com uma ex-freira palmariana. Ele foi sucedido por Markus Joseph Odermatt (Pedro III).

Ritual[editar | editar código-fonte]

A Igreja Palmariana não celebra a Missa Tridentina, instituída pelo Papa São Pio V, como a maioria dos grupos tradicionalistas católicos costuma fazer.[4][5] De acordo com o historiador brasileiro Pedro Luiz Câmara, no ano de 1983, Clemente inventou um novo ritual que se resume somente à consagração da hóstia e do vinho e à comunhão do celebrante e dos fiéis. Esta missa curta dura quase cinco minutos, e os sacerdotes palmarianos celebram atualmente doze missas de uma só vez no intervalo de uma hora, a este conjunto de "missas" palmarianas, dá-se o nome de Turno de Missas. Ainda segundo o referido historiador e seus trabalhos, outra particularidade dessa Igreja é a da sua crença na presença real da Virgem Maria na Eucaristia.[6][7] Para os palmarianos, a Virgem está presente com Jesus Cristo na hóstia consagrada e deve, por isso, ser igualmente adorada no Santíssimo Sacramento do altar.

Papas do Palmar de Troya[editar | editar código-fonte]

Pedro III, atual líder da Igreja Palmariana, com a tiara e o manto imperial
Missa Pontifical celebrada por Pedro III

Os palmarianos aceitam a sucessão convencional dos Papas romanos até Paulo VI, mas rejeitam a sucessão ocorrida depois dele. Até 2016, nenhum dos sucessores de Gregório XVII foi eleito por um conclave, mas foram apontados diretamente por seus predecessores. O papa palmariano eleito é geralmente o Bispo Secretário de Estado da Igreja, segunda pessoa mais importante na hierarquia dessa religião.

Nome papal Nome pessoal Pontificado
Gregório XVII Clemente Domínguez Gómez 15 de agosto de 1978 – 22 de março de 2005
(26 anos)
Pedro II Manuel Alonso Corral 22 de março de 2005 – 15 de julho de 2011
(6 anos)
Gregório XVIII Ginés Jesús Hernández Martinez 23 de julho de 2011 – 22 de abril de 2016
(5 anos)
Pedro III Joseph Odermatt 23 de abril de 2016 – presente
(7 anos)

Santos da Igreja Palmariana[editar | editar código-fonte]

A Igreja Palmariana reconhece todos os canonizados pela Igreja Católica até a morte de Paulo VI, em 6 de agosto de 1978. A partir de desta data, não reconhece nenhuma canonização nem beatificação realizada pela Igreja Católica Romana, pois começou a canonizar seus próprios santos. Como exemplos de santos palmarianos, podem-se destacar:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja Cristã Palmariana
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.