Igreja de Santo Estêvão (Veneza)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal gótico flamejante da igreja de Santo Estêvão de Veneza, de 1442, atribuido a Bartolomeo Bon.

A Igreja de Santo Estêvãon (em italiano: Chiesa di Santo Stefano) é um grande edifício religioso de Veneza (Itália), no extremo setentrional do Campo Santo Stefano no sestiere de San Marco, não muito longe da ponte da Academia.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundada no século XIII, reconstruída no século XIV e alterada de novo em inícios do século XV, quando se adicionaram uma fina entrada gótica e um teto com forma de quilha. O alto interior é também gótico e tem três absides. Foi muitas vezes cenário de episódios de violência, e mesmo de homicídios, motivo pelo qual ao longo dos séculos foi consagrada seis vezes.

O templo de Santo Estêvão é a igreja de uma das paróquias do Vicariato de San Marco-Castello. As outras igrejas da paróquia são São Samuel, São Maurício, São Vital e o oratório de San Angelo degli Zoppi.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

Interior do templo
O campanário inclinado visto do campo Santo Ângelo

O imponente portal gótico flamejante da igreja é obra de Bartolomeo Bon. O teto apresenta una estrutura em forma de quilha de navio, percorrido por tirantes talhados e coluna de mármore de Verona.

Caso quase único na cidade, o abside da igreja é também uma ponte por debaixo da qual corre um rio navegável. O seu campanário muito alto, de planta românica com cela de três arcos e rematado por um tambor octogonal, é caracterizado por uma acentuada inclinação.

Obras de arte[editar | editar código-fonte]

Monumentos funerários[editar | editar código-fonte]

Na entrada há um majestoso cenotáfio comemorativo do doge Francesco Morosini, que na realidade está sepultado na igreja de São Nicolau Tolentino.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja de Santo Estêvão (Veneza)