Igreja dos Pastorinhos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja dos Pastorinhos localiza-se em Alverca do Ribatejo. Foi inaugurada em 2005 e é a primeira igreja em Portugal dedicada aos Pastorinhos de Fátima.[1][2]

A Paróquia de São Pedro de Alverca viu concretizar-se no domingo 1 de Maio 2005 aquilo que tinham batizado como «o milagre de Alverca»: a primeira igreja dedicada aos beatos Francisco e Jacinta Marto, popularmente chamados «pastorinhos de Fátima», foi benzida e dedicada numa cerimónia presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, com a participação de muitos milhares de pessoas.

Aquando do início da construção, em 2002, a Irmã Lúcia, falecida em 13 de Fevereiro de 2005, enviou ao pároco local, Padre José Maria Cortes, uma mensagem onde referia que «com alegria tomei conhecimento e acompanho espiritualmente este momento tão desejado, em que vão ter início as obras da Nova Igreja de Alverca, pela graça de Deus dedicada aos bem-aventurados Francisco e Jacinta».

O conjunto integra uma igreja com capacidade para cerca de 500 pessoas sentadas, o Centro Paroquial «João Paulo II» de 2 andares e uma torre de 47 metros de altura.

A imagem de Nossa Senhora, oferecida pelo Santuário de Fátima, e as dos Pastorinhos, oferecidas pela Postulação para a sua canonização, foram transportadas por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa para o estádio do Futebol Clube de Alverca, de onde seguiram em procissão até à nova igreja.

A torre da igreja recebe o segundo maior carrilhão da Europa, só superado por uma igreja na Alemanha: 72 sinos pesando no total 42 toneladas de bronze.[3]

Referências

  1. Igreja dos Pastorinhos in igrejadospastorinhos.org
  2. Igreja dos Pastorinhos abre portas em Alverca in Correio da Manhã
  3. Visite a Igreja dos Pastorinhos in igrejadospastorinhos.org

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.