Ilhas Belcher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilhas Belcher
Geografia
País
Territory of Canada
Banhado por
Área
2 896 km2
Altitude
155 m
Coordenadas
Funcionamento
Estatuto
grupo insular (en)
História
Origem do nome
Identificadores
TGN
Mapa
Localizaçáo das Ilhas Belcher na baía de Hudson.
Imagem de satélite das ilhas Belcher.

As ilhas Belcher (inuíte: Sanikiluaq)[1]são um grupo de ilhas pertencente ao Arquipélago Árctico Canadiano. Ficam no sul da Baía de Hudson, e administrativamente de Nunavut. A principal ilha é Flaherty. O arquipélago tem 2800 km² de área, e a localidade principal é Sanikiluaq. A silhueta das ilhas é extremamente recortada.

O arquipélago conta com cerca de 1500 ilhas e ilhéus. Além da ilha Flaherty (1585 km²), que é a única ilha habitada e onde se situa, na costa norte, Sanikiluaq, a povoação mais austral de Nunavut, conta com as ilhas principais seguintes: Kugong, Moore, Tukarak, Innetallong, Wiegand, Split, Snape e Mavor.

A geologia das ilhas Belcher pertence ao Proterozoico. As rochas sedimentares clásticas expostas, bem como as ígneas e unidades carbonatadas registam deslocações e subsidências do Cráton Superior. Há duas grandes séries vulcânicas nas Belcher, a Eskimo e, sobreposta, a série de Flaherty .

O arquipélago tem este nome em homenagem aos méritos do navegador inglês e explorador do Ártico Edward Belcher (1799-1877), pese este nunca ter navegado nestas águas.

A população total do arquipélago era de 882 habitantes em 2011.


Referências

  1. Issenman, Betty. Sinews of Survival: The living legacy of Inuit clothing. UBC Press, 1997. pp252-254
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.