Imigração brasileira na Guiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasil Brasileiros na Guiana Guiana
População total

10 000

Regiões com população significativa
Georgetown
Línguas
Português brasileiro e inglês (guianês)
Religiões
Catolicismo romano

Brasileiros na Guiana são cidadãos brasileiros, em sua maioria garimpeiros, que vivem na Guiana, bem como pessoas guianesas de ascendência brasileira. Existem atualmente cerca de 10 mil brasileiros que vivem na Guiana.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

A mineração brasileira na Guiana remonta ao início dos anos noventa. O influxo de brasileiros no país foi em grande parte o resultado de políticas de mineração recentes do Brasil. Decretos federais significativas no início de 1990, deixou áreas de mineração cerceadas, e a atividade de mineração severamente restringida, em parte devido à crescente preocupação ambiental para áreas florestais.[3] No Brasil, a questão da mineração em áreas como Roraima foi também associada aos direitos dos povos indígenas. Assim, o fluxo de brasileiros para a indústria de mineração na Guiana pode ser visto como um fenômeno recente.

A fronteira entre o Brasil e a Guiana é longa e porosa. Enquanto alguns garimpeiros e trabalhadores brasileiros de alta renda conseguem pagar a viagem de avião a partir de Boa Vista como um meio de entrar no país, outros usam as rotas de terra e água.

Imigração ilegal[editar | editar código-fonte]

Muitos garimpeiros brasileiros chegaram na Guiana ilegalmente. A polícia da Guiana invade regularmente hotéis brasileiros para apreender residentes ilegais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Guyana: Caught in Brazil's Net?; Small Nation, New to Free Markets, Fears Loss of Its Identity» (em inglês). The New York Times. Consultado em 25 de julho de 2015 
  2. «Um pedacinho do Brasil na capital da Guiana». Consultado em 25 de julho de 2015 
  3. «The Brazilian presence in Guyana» (em inglês). Stabroek News. Consultado em 25 de julho de 2015