Inca Roca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Inca Roca (Quechua Inka Roq'a, "Inca magnânimo") foi o Curacazgo de Cuzco do Reino de Cusco (começando por volta 1350 D.C.) a primeira do Hanan (dinastia superior). Sua esposa foi Mama Michay , e seu filho foi Yawar Waqaq. Ele teve outros quatro filhos famosos, Inca Paucar, Huaman Taysi Inca, e Vicaquirau Inca. Vicaquirau Inca e sobrinho de Roca Apu Mayta eram grandes guerreiros, que ajudaram a subjugar Muyna, Pinahua e Caytomarca. Ele morreu em 1088 com a idade de 103 anos.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Na lenda, ele é dito ter conquistado os Chancas (entre outros povos), bem como estabeleceu o yachaywasi, escolas para os nobres de ensino. Mais sobriamente, ele parece ter melhorado as obras de irrigação de Cusco e áreas vizinhas, mas os Chancas continuou a perturbar seus sucessores.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Roca's pai era o Imperador Cápac Yupanqui, cujo herdeiro aparente (por sua esposa Cusi Hilpay) tinha sido o seu filho Quispe Yupanqui.

No entanto, após a morte Cápac Yupanqui's, a porção hanan se rebelou contra Húrin, e matou Quispe Yupanqui, e deu o trono a Inca Roca, filho de outra das esposas Cápac Yupanquis, Cusi Chimbo. Inca Roca mudou o seu palácio para a seção de Húrin de Cusco.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Inca Roca