indiexpo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

indiexpo é um site de hospedagem apenas para jogos de vídeo gratuitos para jogar no navegador ou baixar para PC, Linux ou MAC, com funções semelhantes a uma rede social. A primeira versão do site foi lançada em 1º de março de 2011, apenas na Itália, como um espaço virtual para jogos de vídeo independentes desenvolvidos usando Rpg Maker e Game Maker. Em 2020, o site foi traduzido para 20 idiomas e hospeda jogos de todos os tipos e gêneros.

História[editar | editar código-fonte]

2011–2015[editar | editar código-fonte]

A primeira versão do site indiexpo foi lançada online em 2011, com o nome freankexpo.net e anunciada no principal fórum italiano de RPG Maker.[1] A primeira versão tinha apenas recursos básicos, incluindo um sistema de registro de usuários e o carregamento de jogos diretamente por seus autores ou fãs. Sua popularidade posteriormente atraiu outras comunidades de desenvolvedores de jogos italianos, especialmente relacionadas ao RPG Maker e ao Game Maker.[2] O site foi rapidamente traduzido para o inglês em maio de 2011, para o alemão em setembro do mesmo ano e para o francês[3] e espanhol no ano seguinte. A tradução foi feita diretamente pelos primeiros jogadores e desenvolvedores que começaram a usar o site. Em 2013, o site viu um aumento em seu crescimento, com muitos jogos independentes sendo carregados diariamente, desenvolvidos também com outros programas de desenvolvimento de jogos, como Unity 3D, Unreal Engine e Construct. A principal área do site era a classificação, com todos os jogos classificados de acordo com a pontuação atribuída pelos outros usuários. Os jogos eram compatíveis com todos os tipos de sistemas operacionais, e o site foi considerado uma das principais plataformas para baixar jogos gratuitos para Linux.[4]

2016–hoje[editar | editar código-fonte]

No início de 2016, o site foi totalmente reescrito e renomeado como indiexpo, tornando-se um portal de jogos com muitos novos recursos e um design totalmente novo e mais moderno.[5] indiexpo começou a aceitar jogos em HTML5 para navegadores em fevereiro, e em março, a área "eventos" foi aberta. No mesmo ano, em setembro, foram introduzidos novos recursos, como a possibilidade de inserir hashtags para uso em comentários ou na descrição do jogo, novas classificações e novas estatísticas para jogos.[6] Em agosto, começaram os testes de um sistema de API,[7] que permitia a todos os desenvolvedores criar automaticamente uma classificação online para seus jogos.

Inspirado por Ready Player One, o site organizou caças ao tesouro em diferentes jogos, usando a nova função de classificações online. Em junho, também foi introduzida a possibilidade de incorporar um jogo em seu próprio blog ou site pessoal,[8] com um sistema muito semelhante ao usado pelo YouTube.

Em 2017, o site começou a ser utilizado por diversos desenvolvedores famosos que estavam se aproximando do mundo dos jogos independentes, como Mario Marquardt, um dos autores de Assassin's Creed Chronicles[9] e Pierre Leclerc, um dos desenvolvedores na Electronic Arts.[10] Em março de 2018, o site começou a lançar os primeiros jogos em exclusividade temporária,[11] e posteriormente, foi introduzido e aprimorado um algoritmo de aprendizado de máquina que recomendava os jogos mais adequados aos jogadores com base em suas atividades. O site está traduzido em 20 idiomas, incluindo idiomas orientais como japonês, chinês e coreano, adicionados em 2018 e 2019. Em 2020, marcando um recorde para sites desse tipo, também foi traduzido para o persa.

Em 2021, em resposta a várias solicitações dos usuários, foi introduzida a possibilidade de verificar a própria conta,[12] a fim de garantir que um jogo tivesse sido carregado pelo autor legítimo. No final do ano, o site continuou a sua expansão nos países da Ásia, sendo traduzido também para filipino e tailandês.

Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

Aprendizado de Máquina[editar | editar código-fonte]

O indiexpo desenvolveu um sistema complexo de recomendações personalizadas de jogos com base em avaliações, comentários e atividades dos jogadores. O sistema de recomendação do indiexpo abrange várias abordagens algorítmicas, como aprendizado por reforço, redes neurais, modelagem causal, modelos gráficos probabilísticos, fatoração de matrizes, conjuntos e bandits. Cada vez que um usuário registrado acessa o site, o sistema de recomendação estima a probabilidade de o usuário jogar um jogo específico com base em suas atividades anteriores.

indiepad[editar | editar código-fonte]

Em 2017, foi lançado um aplicativo para o sistema Android chamado indiepad, conectado ao site, que permitia transformar o [[smartphone em um controle para jogar vários jogos carregados no indiexpo. Quando um jogo compatível era iniciado, o usuário tinha a opção de escanear o código QR e conectar seu telefone ao jogo em questão. Esta função recebeu muito apoio da empresa Scirra, proprietária da engine de jogo Construct.[13][14]

A peculiaridade desse sistema para os desenvolvedores é a facilidade de implementação, pois não é necessário modificar o código de seus jogos, mas é possível integrar esse tipo de gamepad diretamente no momento do carregamento no site.

É especialmente adequado para jogos multiplayer local, permitindo configurações de até 4 jogadores.

indiexpo Doodle[editar | editar código-fonte]

Similar ao Google Doodle, o indiexpo Doodle é uma alteração especial e temporária do logotipo do Indiexpo na barra de pesquisa do site para comemorar eventos relacionados à cultura nerd, jogos ou figuras históricas notáveis na indústria de jogos. Por exemplo, o logotipo foi alterado durante o último torneio mundial de xadrez, no início da última temporada de Game of Thrones, durante o aniversário da Atari e do Pac-Man, para comemorar o Homem de Ferro no filme Avengers: Endgame e durante a última temporada de Attack on Titan.

Hashtags[editar | editar código-fonte]

Em 2016, foi introduzida a possibilidade de etiquetar a descrição de um jogo usando um ou mais hashtags: palavras ou combinações de palavras precedidas pelo símbolo de cancelamento (#), semelhante ao Twitter.[15] Ao marcar uma mensagem com uma hashtag, você cria um link para todos os jogos recentes que mencionam a mesma hashtag. Da mesma forma, o símbolo "@" seguido de um nome de usuário é usado para mencionar ou responder a outros usuários.[16] Essa função foi posteriormente estendida para comentários e atualizações de jogos.

Campanhas no Kickstarter[editar | editar código-fonte]

O Indiexpo nunca promoveu sua própria campanha no Kickstarter, mas ajudou várias vezes equipes menores a obter visibilidade e promover suas iniciativas. As mais relevantes foram em relação aos jogos Landflix Odyssey,[17][18] Ayo The Clown,[19][20] Justin Wack and the Big Time Hack[21][22] e Freud's Bones.[23]

Referências

  1. http://www.rpg2s.net/forum/index.php/topic/12544-diffondi-il-tuo-gioco-indiexpo/
  2. https://gmitalia.altervista.org/forum/viewtopic.php?f=10&t=5755
  3. http://www.rpg-maker.fr/index.php?page=forum&id=20261
  4. https://www.fosslicious.com/2019/09/some-sites-for-linux-gamers.html
  5. https://gameloop.it/2017/01/25/indiexpo-una-vetrina-made-italy-per-giochi-indie/
  6. Indiexpo: la community per provare videogiochi indipendenti gratuitamente | OnePiece.it
  7. https://github.com/indiexpo/UnityPlugin
  8. https://www.html5gamedevs.com/topic/36965-indiexpo-is-testing-a-score-online-system/
  9. https://www.projectnerd.it/2017-02-figure-8-lindie-non-voleva-morire/
  10. https://www.gamasutra.com/view/pressreleases/364278/Acclaimed_Tactical_Fantasy_RPG_Fell_Seal_Arbiters_Mark_gets_an_expansion__Missions_and_Monsters.php
  11. Landflix Odyssey, o jogo inspirado na Netflix no Kickstarter | Demo disponível - HDblog.it
  12. «Cópia arquivada». Consultado em 15 de outubro de 2021. Arquivado do original em 15 de janeiro de 2021 
  13. https://www.construct.net/en/forum/game-development/distribution-and-publishing-26/indiexpo-indiepad-120204
  14. https://twitter.com/Scirra/status/811943150239543297
  15. Twitter (ed.). «O que são hashtags? (o símbolo de gato #)». Consultado em 10 de abril de 2011 
  16. «Twitter: Como configurar sua conta». 19 de fevereiro de 2009. Consultado em 13 de fevereiro de 2011 
  17. https://www.kickstarter.com/projects/fantasticostudio/landflix-odyssey
  18. https://codigoespagueti.com/noticias/videojuegos/landflix-odyssey-homenaje-nes-netflix/
  19. https://indieranger.com/ayo-the-clown-the-new-carnival-of-a-platformer-comes-to-kickstarter/
  20. https://games.mxdwn.com/news/cloud-m1-reaches-funding-goal-for-upcoming-platform-game-ayo-the-clown/
  21. https://bigbossbattle.com/travel-through-justin-wack/
  22. https://adventuregamers.com/news/view/37669
  23. https://www.lastampa.it/tecnologia/giochi/2020/03/08/news/freud-s-bones-un-videogioco-per-il-padre-della-psicoanalisi-1.38559898

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial