Ingo Schwichtenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ingo Schwichtenberg
Informação geral
Nome completo Ingo Schwichtenberg
Também conhecido(a) como Mr.Smille
Nascimento 18 de maio de 1965
Local de nascimento Hamburgo
Alemanha
Morte 8 de março de 1995 (29 anos)
Gênero(s) Power metal
Metal progressivo
Heavy metal
Metal neoclássico
Instrumento(s) bateria
Percussão
Período em atividade 1983 - 1995
Gravadora(s) Horus Sound Studio
Noise Records
Nuclear Blast
EMI
Afiliação(ões) Helloween
Página oficial www.ingoschwichtenberg.com

Ingo Schwichtenberg (Hamburgo, 18 de maio de 1965 — Hamburgo, 8 de março de 1995) foi um dos fundadores da banda alemã de Power metal Helloween, em 1984, e seu baterista até 1993. É o autor da ideia e dos desenhos do ex-libris da banda: The Pumpkin (a abóbora).

Após quase uma década tocando no Helloween, começou a ter problemas de esquizofrenia e de depressão maníaca, desencadeados pela ingestão abusiva de bebidas alcoólicas, drogas, o que, segundo a banda, foi o fator responsável pelo seu suicídio.

A situação chegou ao seu limite no final de um concerto no Japão em 1993, quando Ingo teve uma forte crise psicótica, o que o levou a ser suspenso do Helloween até tratar a sua dependência de drogas, tendo que ser substituído por Richie Abdel Nabi (que tocou apenas até ao final da turnê) em plena digressão de promoção do trabalho Chameleon.

Após deixar o grupo e ser substituído por Uli Kusch, abandonou também a medicação psiquiátrica. O seu estado de saúde agravou-se após morte repentina do seu pai, o que fez com que mergulhasse na sua tristeza e que as crises esquizofrênicas tornassem-se mais frequentes.

Em Março de 1995, com 29 anos, pôs fim à própria vida atirando-se para debaixo das carruagens do metrô, na estação de Friedrichsberg, em Hamburgo.[1]

Está enterrado no cemitério de Waldfriedhof Volksdorf, em Hamburgo.[2]

Em 1996, seu ex-colega de banda, Michael Kiske (Helloween), dedicou-lhe algumas músicas, como "Always" e "Do I Remember a Life?", do álbum Instant Clarity. Em 1995 Kai Hansen (ex-integrante do Helloween) compôs a música "Afterlife" do disco Land Of The Free, de sua banda atual o Gamma Ray. Foi em 1996, também, que o Helloween dedicou-lhe o álbum The Time of the Oath.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Como baterista, participou nos seguintes álbuns dos Helloween:


Participou também como co-autor de alguns temas dos álbuns acima referidos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. jessybxx (julho de 2006). «Translation of article about Ingo Schwichtenberg's death». Consultado em 3 de junho de 2015 
  2. «Ingo Schwichtenberg - Find a Grave». Maio de 2007. Consultado em 3 de junho de 2015