Inhuma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Anhuma (a ave), nem com Inhumas (município goiano).
Inhuma
  Município do Brasil  
Lagoa dos Bangües.
Lagoa dos Bangües.
Lagoa dos Bangües.
Hino
Gentílico inhumense
Localização
Localização de Inhuma no Piauí
Localização de Inhuma no Piauí
Localização de Inhuma no Piauí
Inhuma está localizado em: Brasil
Inhuma
Localização de Inhuma no Brasil
Map
Mapa de Inhuma
Coordenadas 6° 40' 04" S 41° 42' 28" O
País Brasil
Unidade federativa Piauí
Municípios limítrofes São João da Canabrava, São José do Piauí, Ipiranga do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Valença do Piauí, Oeiras e Lagoa do Sítio
Distância até a capital 254 km
História
Fundação 13 de junho de 1954 (69 anos)
Administração
Prefeito(a) Elbert Holanda Moura (PP, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [1] 1 042,815 km²
População total (est. IBGE/2021[2]) 15 330 hab.
Densidade 14,7 hab./km²
Clima tropical
Altitude 387 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,621 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 47 399,845 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 077,31
Sítio inhuma.pi.gov.br (Prefeitura)

Inhuma é um município brasileiro do estado do Piauí.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município de Inhuma tem uma extensão territorial de 1.027,42 Km2. Situa-se na mesoregião do centro-norte piauiense e na microregião de Valença do Piauí, com as seguintes coordenadas geograficas 6° 40´44´´ de latitude e 41° 44´27´´ de longitude. A distancia em relação a capital Teresina é de 240 km. Os Limites geograficos são: ao Norte - com Valença do Piauí e Lagoa do Sítio, ao Sul - com Ipiranga do Piauí, ao Leste - com São José do Piauí, São João da Canabrava e Santana do Piauí, a Oeste - com Novo Oriente do Piauí e Oeiras.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os primeiros povos a habitar o território de Inhuma, deslocaram-se de diversas regiões do país, principalmente dos Estados do Ceará e Pernambuco, no início do século XX, por volta do ano de 1902, trazidos devido a exploração da maniçoba (folha da mandioca), que na época possuía grande valor de cotação. A geração de renda era obtida a partir da troca de dinheiro por maniçoba e outros gêneros alimentícios, essa comercialização durou na região até o ano de 1908, quando ocorreu a queda da mesma e enfraquecimento monetário do grupo explorador, motivando-os a deslocarem-se para outro espaço conhecido como Vigário, onde implantaram uma pequena feira com o mesmo sistema de negócios. Novamente, maia tarde moveram-se para a margem direita do brejo conhecida como Sossego, onde fica a Praça João de Deus e lá deram o nome de Inhuma, devido à quantidade de aves existentes na região chamadas “Inhaúma” (nos dias de hoje encontram-se extintas).

As terras na época onde se localiza a sede do município pertenciam ao Sr. Pedro Amador José. Surgiram então os primeiros fundadores do povoado, que construíram as primeiras residências e estabelecimentos comerciais, entre eles destacam-se Antônio Ferreira de Araújo (alagoano), Claro Pereira dos Santos, José Pereira do Nascimento, Aureliano José Nogueira e Antônio de Deus Carvalho. No período de 1918 a 1.924 o Padre Joaquim Lopes de Oliveira edificou uma capela sob a invocação de São José o padroeiro da cidade. Em 1935 o então prefeito de Valença do Piauí, o Sr. Eustáquio Portela Nunes, construiu um mercado público e criou uma agência para arrecadação de impostos, contribuindo bastante para o melhoramento do povoado. Foi criada também uma agência postal telefônica. O município de Inhuma foi criado pela Lei Estadual nº 985, em 17 de maio de 1954, desmembrando-se de Valença no Piauí, e instalando-se no dia 13 de junho do mesmo ano, que passaram a denominar-se inhumenses.

Atualizações e Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Adepta ao catolicismo, o município tem como padroeiro São José e em comemoração realizam-se todos os anos festejos a partir do dia 10 de março, acompanhados de missas, procissões, apresentações culturais, bingos, dentre outras atividades. Além das festas do padroeiro, o inhumense adora divertir-se no aniversario da cidade comemorado em 13 de junho e, conta com exposições, passeatas, bolo, hasteamento da bandeira, oficinas, apresentações culturais, inaugurações, eventos esportivos, além dos shows gratuitos. Todos os anos a população reúne-se em prol dos eventos comemorativos que marcam a historia e cultura do município de Inhuma-PI.    

Com a chegada da internet e mídias sociais, a cidade Inhuma também acompanhou as tendências midiáticas da modernidade, apesar de sua introdução lenta e gradual nesse âmbito, atualmente é possível por meio das plataformas de comunicação apresentar os povos e culturas do município a macrorregião, dessa forma ficou mais acessível a visitação, mesmo que virtual, por meio de informações, fotos, vídeos, dentre outras variedades.

Atualmente a cidade conta com o apoio do Portal Inhaúma TV, criado em 22 de fevereiro de 2016 de forma voluntária pelos jovens inhumenses, com o intuito de levar a população da cidade e aos demais habitantes do estado do Piauí o que há de mais atrativo no conceito de cultura, arte e eventos da pequena terrinha. A fama do portal deu-se por meio da plataforma YouTube, que criada anteriormente já era utilizada para veicular conteúdos dos aspectos culturais e eventos que encantam os habitantes e aqueles que também acessam os conteúdos por meio das plataformas. Além do YouTube, o Facebook também participou e participa até hoje da composição midiática de formação do portal de notícias, que consolidou-se após a criação do Grupo Inhaúma, em 4 de junho de 2016, entretanto, somente em 1 de julho de 2017 é que o mesmo passou ao status de Portal de Notícias Regionais.

O Portal é composto por Guilherme Gonçalves Holanda, Presidente do Grupo Inhaúma, VideoMaker, Fotógrafo e Roteirista, Antônio Leonardo Nogueira Dias, Diretor de Assuntos Institucionais do grupo, Produtor e Repórter auxiliar, Izabel Cristina de Souza Ferreira, Diretora de Marketing Comercial e Financeiro, Repórter auxiliar e Redatora e por fim, Raylan Ferreira Morais, Diretor de Produção e Eventos do grupo, Fotógrafo e Produtor. Além de promover o jornalismo, o portal também trabalha na área da publicidade e propaganda.

Algo a destacar dentro do mesmo trata-se de uma editoria somente para os cordéis, redigidos pela Izabel Cristina, também Diretora de Marketing Comercial e Financeiro, a cordelista traz diversas reflexões simples e de fácil compreensão em seus cordéis que embelezam ainda mais o site. Outra editoria a se destacar trata de diversos componentes, intitulados de acordo com cada categoria abordada, como os Eventos pela Cidade; Espaço Você, dedicado aos seguidores para mostrarem seus trabalhos para todo o Piauí; Gente que faz História; Especial de Verão; Live (voltadas para conteúdos religiosos) e Entrevistas (voltadas para área da saúde, Agosto dourado, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho e atualidades sobre a pandemia da Covid-19)

É possível ainda acessar as redes sociais que o acompanham, dentre elas Instagram e WhatsApp, onde é possível entrar em contato com os administradores para dar opiniões e sugestões, as demais redes sociais e plataformas foram citadas anteriormente.

Para manter-se ainda mais informado o inhumense também conta com o site da Prefeitura Municipal, sendo também possível acessar o instagram da mesma, que traz dados sobre a pandemia da Covid-19, reuniões, eventos e diversas outras informações, além de outros perfis na mesma rede social preenchidos pelos influencers da cidade que dão o que falar na boca do povo.

Inhumense no The Voice Kids (5.ª edição)[editar | editar código-fonte]

A cidade ficou conhecida no Brasil pela participação da conterrânea Natielly Rocha, de 14 anos na quinta temporada do show de calouros da Rede Globo, o The Voice Kids, estreada em 5 de janeiro de 2020. Apesar de não ter conseguido avançar de fase e ter sido eliminada do programa, a inhumense gerou uma comoção nas redes sociais por partes dos conterrâneos que divulgaram e apoiaram com afinco a jovem artista que é sempre aplaudida e bem assistida em sua terra natal, a mesma trouxe visualização e destaque a terrinha e fez com que a mesma ficasse orgulhosa de seu talento, carisma e determinação.[5][6][7]

Referências

  1. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  2. «Estimativa Populacional de 2021». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 18 de março de 2022 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. <http://www.portalgranderede.com.br/noticias/noticia/4087>. "Em Inhuma, tradicionais festejos de São José tem missa, procissões e bingos". Consultado em 5 de fevereiro de 2021.Portal Grande Rede (11 de junho de 2019)
  6. <http://www.portalgranderede.com.br/noticias/noticia/5283>. Aniversário de Inhuma (PI), terá shows de Saia Rodada, Toca do Vale, Luan Estilizado, entre outros. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.Portal Inhaúma TV - Inhaúma TV sempre mais perto de você. <https://inhaumatv.com.br/>. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.GP1 (27 de setembro de 2020)
  7. https://www.gp1.com.br/brasil/noticia/2020/9/27/piauiense-natielly-rocha-e-eliminada-do-programa-the-voice-kids-486717.html>. Piauiense Natielly Rocha é eliminada do programa The Voice Kids. Consultado em 5 de fevereiro de 2021.
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Piauí é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.