Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul
ISPCS
Fundação 12 de maio de 2009 (14 anos)
Tipo de instituição Pública
Mantenedora Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI)
Localização Sumbe, Cuanza Sul,  Angola

O Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS) é uma instituição pública angolana, sediada na cidade de Sumbe.

O ISPCS disponibiliza cerca de 360 vagas por ano para todos os curso que este oferece, tanto regime regular como pós-laboral.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O precursor do ISPCS foi o Instituto Superior Agrário (ISA), criado em 1999 pelo Governador do Cuanza Sul general Higino Carneiro. Foi instalado inicialmente na cidade de Gabela,[1] sendo posteriormente transferido para Sumbe.[2]

Na data de sua fundação, ofertava agronomia, geotécnica, florestal, gestão agrária, agroindustrial e veterinária.

Em meio as reformas no ensino superior angolano ocorridas nos anos de 2008 e 2009, foi convertido em 12 de maio de 2009, por meio do decreto n.º 7, em Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS).[3]

Exames de acesso[editar | editar código-fonte]

Os exames de acesso geralmente são realizados no início de fevereiro e os resultados dos candidatos apurados é divulgado no final do mês de fevereiro, seguindo a confirmação das matrículas respectivamente.

Os candidatos são avaliados com base nos conhecimentos adquiridos durante o ensino médio. No curso de licenciatura em enfermagem geral (regular ou pós-laboral), os candidatos são submetidos a um exame que abrange conteúdos de Biologia, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Já para os cursos de licenciatura em agronomia, zootecnia e gestão agrária, os candidatos também são avaliados em Biologia, Química, Matemática e Língua Portuguesa. Por fim, para os candidatos ao curso de licenciatura em contabilidade e gestão, a avaliação inclui apenas Matemática, História e Língua Portuguesa.

Bolsas de estudo[editar | editar código-fonte]

Os candidatos apurados têm a oportunidade de candidatar-se às bolsas de estudo internas, oferecidas pelo governo e atribuídas pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) anualmente a indivíduos que não tenham interrompido os estudos por mais de 1 ano após concluírem o ensino médio e com idade não superior a 25 anos.

Licenciaturas[editar | editar código-fonte]

Sediada em Sumbe capital da província, o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul oferece os cursos de:

  • Licenciatura em enfermagem geral
  • Licenciatura em contabilidade e gestão
  • Licenciatura em gestão de empresas agrárias
  • Licenciatura em agronomia
  • Licenciatura em zootecnia

Referências