Ios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja IOS (desambiguação).
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização de Ios no Mar Egeu
Chora, capital de Ios

Ios (em grego: Ίος) é uma ilha grega pertencente as Cíclades, no Mar Egeu. É uma ilha montanhosa situada entre as ilhas de Naxos e Santorini.

A ilha possui cerca de 18 km de extensão, 10 km de largura e 105 km² de área. A população estimada em 2006 era de 1 820 habitantes, inferior aos 3 500 no século XIX. A principal cidade é Chora.

Ios é principalmente constituída por rochas de xisto, quartzo e mármore. O ponto culminante, Pyrgos, atinge os 713 m de altitude. Segundo a tradição, Homero terá morrido e sido enterrado nesta ilha.

Existem vestígios da Civilização Micênica na ilha.

No extremo norte da ilha existe a ruína de um castelo veneziano do século XV. Diz-se que a ilha possui 365 igrejas e capelas, o número de dias do ano.

Ios atrai um grande número de turistas jovens. Muitos deles dormiam em sacos de dormir, durante os anos 1970, na popular praia de Milopótamos (ou Milopotas), após as festas noturnas. Hoje a praia de Milopótamos se transformou num popular resort turístico semelhante a Platys Gialos e Paradise Beach, em Míconos.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.