Isabella Leong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Isabella Leong
Nome completo Luisa Isabella Nolasco da Silva (梁洛施)
Outros nomes Leung, Leung Lok-si, Luoshi Liang
Nascimento 23 de junho de 1988 (27 anos)
Macau
Nacionalidade  Hong Kong
Ocupação Atriz / Cantora / Modelo / Artista Marcial
Outros prêmios
Golden Bauhinia
2006 Melhor Atriz Iniciante Isabella

Fantasporto
2006 Melhor Atriz Isabella

IMDb: (inglês)

Isabella Leong Lok-sze (chinês tradicional: 梁洛施; português: Luísa Isabella Nolasco da Silva; Macau, 23 de junho de 1988, hoje Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China) é uma macaense atriz, cantora, modelo e artista marcial de Hong-Kong.

Origens e Carreira[editar | editar código-fonte]

Isabella Leong é filha natural de pai português e chinês e de mãe inglesa e chinesa. Seu pai, Luís Alberto Marques Nolasco da Silva (Macau, Sé, 8 de Agosto de 1951 - Macau, São Lourenço, 20 de Janeiro de 1989), era descendente duma ilustre família macaense e faleceu quando Isabella contava apenas poucos meses de idade.[1] [2] Sua mãe trabalhava como croupier em um dos vários casinos de Macau. Para ajudar no sustento da família, Isabella Leong abandonou a escola com 12 anos, a fim de se tornar uma modelo para o Emperor Entertainment Group.

Posteriormente ela se voltou à música e lançou seu primeiro álbum, "Isabella", aos 16 anos de idade. Foi um pouco mais tarde que ela iniciou a sua carreira de atriz. No período de 2005 a 2007, rodou vários filmes em sequência, incluindo "The Eye 10", "Bug Me Not!", "Isabella", "Diary" e "Spider Lilies".

Com o filme "Isabella" atinge o reconhecimento internacional, tendo o filme sido ainda agraciado por prêmios no Festival de Berlim e na Ásia. "Isabella" ainda figura como um dos poucos veículos da tela grande a dimensionar os ambientes cultural e emocional macaenses durante o fim do controle português.

O filme permitiu-lhe ganhar uma série de indicações a prêmios - Melhor Atriz no Hong Kong Film Awards, no Fantasporto, e um prêmio no Golden Bauhinia Awards de Melhor Novo Artista. No Hong Kong Film Awards 2007, Leong recebeu duas indicações: uma para Isabella, e outra para Diary - Melhor Atriz Coadjuvante; essas nomeações aumentaram ainda mais a sua popularidade.

Em 2007, Leong co-estrelou o filme "Lírios de Aranha" de temática lésbica ao lado da cantora pop e atriz taiwanesa Rainie Yang. "Lírios de Aranha" foi exibido no Festival de Berlim e ganhou o Prêmio Teddy de Melhor Longa-Metragem.

O seu début no cinema americano foi em "A Múmia: Tumba do Imperador Dragão", filme lançado pela Universal Studios em 2008.[3]

Após um hiato de 5 anos a atriz voltou em 2013 com as filmagens de "Obsessed", um filme dirigido por Sylvia Chang e rodado em Taiwan, onde interpreta uma artista plástica sofrendo de depressão.

EEG[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2008 o Emperor Entertainment Group abriu um processo por quebra de contrato, que havia sido firmado junto à mãe de Isabella Leong quando ela contava apenas 12 anos. Isabella contra-ataca, alegando cláusulas de contrato abusivas. Em novembro daquele ano a batalha legal entre ela e EEG finaliza com a empresa liberando a artista para administrar a própria carreira.

Vida privada[editar | editar código-fonte]

Isabella deu à luz em 2009 um filho do empresário Richard Li, filho do bilionário Li Ka-shing. Na época foi especulada a existência de um longo contrato pré-nupcial em andamento. Em junho de 2010, vieram à luz gêmeos do casal em São Francisco.[4] Em fevereiro de 2011, porém, Isabella anuncia a separação amigável de Richard Li. Ambos declararam que tem a intenção de criar os filhos conjuntamente.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbum # Descrição
1o. Isabella - Primeiro álbum versões A, B, C
2o. I am Isabella (EP)
3o. To Find Love (EP)
4o. I am Isabella (Versao completa)
5o. Say Goodbye... Luisa (Disco Duplo) (CD+DVD)

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel
2004 Sunshine Heartbeat
赤沙印记@四叶草2
Garota pedindo sorte
2005 The Eye 10
見鬼 10
April
Bug Me Not!
虫不知
Moon
(小月)
Dragon Squad
猛龍
Filha de Kong
(江綽芝)
A Chinese Tall Story
情癲大聖
Red Child
(紅孩兒)
2006 McDull, the Alumni
春田花花同學會
Wing Yan
(詠思)
Isabella
伊莎貝拉
Cheung Bik-Yan
(張碧欣)
Dragon Tiger Gate
龍虎門
voz
Diary (filme)
妄想
Leung Wing Na/Ho Lai Yee
(梁詠娜/何麗儀)
The Knot
云水谣
Wang Xiao-rui
(王曉芮)
2007 Simply Actors
戲王之王
Convidada
Spider Lilies
刺青
Takeko
(竹子)
2008 Missing
深海尋人
Chen Xiao-Kai
(陳小凱)
A Múmia: Tumba do Imperador Dragão Lin
(小林)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Fantasporto

  • Melhor atriz por "Isabella"

Golden Bauhinia Awards (2006)

  • Melhor atriz iniciante por "Isabella"

Nomeações[editar | editar código-fonte]

Hong Kong Film Awards (2005)

  • Melhor atriz iniciante "Bug Me Not"

Hong Kong Film Awards (2007)

  • Melhor atriz por "Isabella"

Hong Kong Film Awards (2007)

  • Melhor atriz coadjuvante por "Diary"

Golden Bauhinia Awards (2007)

  • Melhor atriz coadjuvante por "Diary"

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Luís Alberto Marques Nolasco da Silva". Macanese Families. Consult. 10 de Dezembro de 2015. 
  2. Jorge Eduardo de Abreu Pamplona Forjaz. Famílias Macaenses. [S.l.]: Fundação Oriente, 1.ª Edição, 1996. Volume II p. 800
  3. Isabella to fight Mummy 3.
  4. Xinhuanet: Isabella Leong gives birth to twin sons