It's a Shame About Ray

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
It's a Shame About Ray
Álbum de estúdio de Lemonheads
Lançamento 2 de junho de 1992
Gravação 1991-1992
Estúdio(s) Cherokee Studios, Califórnia
Gênero(s) Rock alternativo
Duração 29:46
Gravadora(s) Atlantic
Produção The Robb Brothers
Cronologia de Lemonheads
Lovey
(1990)
Come on Feel the Lemonheads
(1993)
The Lemonheads

It's a Shame About Ray é o quinto álbum da banda americana de rock alternativo The Lemonheads. Foi lançado em 2 de junho de 1992[1]. Tom Morgan da banda australiana Smudge, ajudou na autoria do álbum, e Juliana Hatfield tocou baixo e cantou backing vocals em algumas músicas[2].

Após o seu lançamento inicial, o álbum seria relançado com um cover da música " Mrs. Robinson ", originalmente da dupla de folk-rock Simon & Garfunkel. (Paul Simon declarou detestar esta versão[3])

A versão de Mr Robinson foi lançada como single, gravada para comemorar o 25º aniversário do lançamento do filme The Graduate (A primeira noite de um homem), constando posteriormente a música e o vídeo no lançamento em DVD do filme[4]. A canção havia sido gravada após as outras faixas, com um baixista diferente. A pressão da gravadora também causou a mudança do título da canção "My drug Buddy" (minha amiga droga) que foi reduzida para o título menos provocativo "Buddy" quando o álbum foi lançado, apenas para ser alterado para "My drug Buddy" em versões posteriores[1].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1991, os Lemonheads haviam lançado quatro álbuns estilisticamente diversos, mas a banda ainda não havia estourado no circuito alternativo. Eles haviam passado por inúmeras mudanças de formação, e Evan Dando apresentava dificuldades para lidar com a fama, drogas e sua imagem de "bonito"[3].

Em julho, o Lemonheads excursionou brevemente pela Austrália abrindo para a banda americana Fugazi[5], antigo sonho do líder dos Lemonheads[6]. Foi onde Evan encontraria os personagens que inspiram e povoam o disco . "Se eu escrevo canções sobre pessoas é porque as pessoas deixam sua marca em mim e eu só estou tentando descrever essa impressão" declarou Dando. Estes incluem o futuro parceiro de composições Tom Morgan (da banda Smudge) e o futuro baixista do Lemonheads, Nic Dalton.  Morgan tornou-se fundamental para o ressurgimento dos Lemonheads. A canção "Alison's Starting to Happen" foi inspirada em uma viagem de ecstasy de Alison Galloway[7], baterista do Smudge. Já a colega de quarto de Tom Morgan, Nicole, era tema na canção, "My Drug Buddy", uma canção sobre tomar speedball na King Street, em Newtown, nos subúrbios de Sydney

O nome Ray, que dá nome ao título também possui uma origem australiana, e se refere à um sujeito real, o dono de um nightclub, segundo Dando declarou ao semanário inglês Melody Maker: "É o nome de um sujeito de Melbourne, Australia, que chama à todos de 'Ray'. Então comecei a pensar que Ray pode ser uma espécie de nome genérico, para qualquer um, então 'It's A Shame About Ray' pode ser sobre qualquer um. É algo um pouco indefinido, mas ainda assim muito específico. É um pequeno quebra-cabeças para mim também. Eu não estou muito certo se a pessoa que canta as canções é o próprio Ray, ou alguém que o conhecia, é difícil saber"[6].

Entretanto, ao voltar para a América, Dando rapidamente afundou na depressão. Mesmo assim, em Março de 1992 a gravação do novo álbum começou em Los Angeles com os Robb Brothers na produção[3]. O período de gravação foi marcado pela turbulência: terremotos, tumultos raciais em Los Angeles, incêndios criminosos na cidade, e roubos[6].

Recepção e legado[editar | editar código-fonte]

It's a shame about Ray foi saudado pela crítica como um ponto alto artístico no catálogo da banda, além de ser o seu maior sucesso comercial[8] . Até aquele momento, a música da banda era considerada pela crítica como pop-grunge ou punk-pop, que parecia destinado a situar-se estilisticamente abaixo de outras bandas mais "nobres". O disco provocou uma mudança no status da banda e é hoje considerado um dos discos de rock alternativo mais emblemáticos da década de noventa[3]

Segundo o teórico e jornalista de rock Stephen M. Deusner[9], o disco é, assim como Nevermind do Nirvana, um junkie album, ou seja, um trabalho baseado na experiência com drogas de seu(s) autor(es). Ele teoriza que o disco "transpõe a atmosfera da Portland conturbada de Gus Van Sant para a conservadora New England". Para ele o disco combina a atmosfera trágica dos temas com a suavidade do som[7].

O album foi relançado como uma edição de colecionadores pela Rhino Records em 2008, incluindo diversas faixas bônus, versões - demo, além do lado B "Shaky Ground", mais um DVD contendo o antigo lançamento em VHS Two Weeks in Australia. Para promover o lançamento, a banda realizou uma série de shows entre Março e Maio de 2008[10].

Para comemorar os 20 anos do álbum, em 2012, a banda realizou uma turnê pela Austrália, na qual em cada show o disco foi executado na íntegra[8].

Lista de Canções[editar | editar código-fonte]

Todas as canções escritas por Evan Dando exceto indicação.

  1. "Rockin Stroll"
  2. "Confetti"
  3. "It's a Shame About Ray" (letras Dando/Tom Morgan, musica Dando)
  4. "Rudderless"
  5. "My Drug Buddy"
  6. "The Turnpike Down"
  7. "Bit Part" (letras Dando/Tom Morgan, musica Dando)
  8. "Alison's Starting to Happen"
  9. "Hannah & Gabi"
  10. "Kitchen" (Nic Dalton)
  11. "Ceiling Fan in My Spoon"
  12. "Frank Mills" (James Rado, Gerome Ragni, Galt MacDermot)
  1. "Mrs. Robinson" (Paul Simon) (Faixa Bonus)

Referências

  1. a b «It's a Shame About Ray - The Lemonheads | Songs, Reviews, Credits, Awards | AllMusic». AllMusic. Consultado em 3 de agosto de 2015 
  2. «Dusting 'Em Off: The Lemonheads - It's a Shame About Ray». Consultado em 3 de agosto de 2015 
  3. a b c d «The Quietus | Features | Anniversary | 20 Years On: The Lemonheads' Its A Shame About Ray Revisited». Consultado em 4 de agosto de 2015 
  4. «Mrs. Robinson by Simon & Garfunkel Songfacts». www.songfacts.com. Consultado em 3 de agosto de 2015 
  5. «It's A Shame About Ray by The Lemonheads Songfacts». www.songfacts.com. Consultado em 4 de agosto de 2015 
  6. a b c «Evan Dando & The Lemonheads - Interviews - Melody Maker July 1992». www.evandando.co.uk. Consultado em 4 de agosto de 2015. Arquivado do original em 24 de setembro de 2015 
  7. a b «The Lemonheads: It's a Shame About Ray [Collector's Edition]». Consultado em 4 de agosto de 2015 
  8. a b «The Lemonheads 'It's A Shame About Ray' tour». Consultado em 4 de agosto de 2015. Arquivado do original em 6 de outubro de 2012 
  9. «Stephen M. Deusner». Pitchfork. Consultado em 4 de agosto de 2015 
  10. Duthel, C. Angelina Jolie - The Lightning Star. [S.l.]: Lulu.com. ISBN 9781471089350