Saltar para o conteúdo

Iuiu: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 189.105.84.120 ( modificação suspeita : -30), para a edição 16473741 de LeoBot
Linha 15: Linha 15:
| fundação =
| fundação =
| gentílico = Iuiuense
| gentílico = Iuiuense
| lema = "Cidade Amiga"
| lema = "Cidade Amiga", onde se trabalha e não recebe!
| prefeito = Reinaldo Barbosa de Góes
| prefeito = Saiu correndo!
| partido = PMDB
| partido = PMDBesta
| fim_mandato =
| fim_mandato =
<!-- Localização -->
<!-- Localização -->

Revisão das 23h07min de 4 de dezembro de 2009

Iuiú
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Iuiú
Bandeira
Brasão de armas de Iuiú
Brasão de armas
Hino
Lema "Cidade Amiga", onde se trabalha e não recebe!
Gentílico iuiuense
Localização
Localização de Iuiú na Bahia
Localização de Iuiú na Bahia
Localização de Iuiú na Bahia
Iuiú está localizado em: Brasil
Iuiú
Localização de Iuiú no Brasil
Mapa
Mapa de Iuiú
Coordenadas 14° 24' 50" S 43° 33' 14" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Municípios limítrofes Malhada, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras e Matias Cardoso.
Distância até a capital Não disponível
Administração
Prefeito(a) Saiu correndo! (PMDBesta)
Características geográficas
Área total 1,095,715 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 12,093 hab.
Densidade 9,3 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 490 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,175 muito baixo
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 5.533 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 1 068,00

Iuiú é um município brasileiro do estado da Bahia, cujo tem uma população aproximada de 10.282 mil habitantes, situado no Vale do Iuiú, região que já foi uma das maiores produtoras de algodão do país.

História

A ocupação do município de luiú está vinculada à história do município de Carinhanha, cujo povoamento relaciona-se ao movimento bandeirantes em busca de regiões produtoras de ouro pelo interior do país.

Em 1917, após expulsão dos Kaipós que habitavam a região, os bandeirantes ali se fixaram, instalando currais de gado e utilizando a região como base de operações comerciais entre Minas e Bahia, incluindo entre essas, fornecimento de gado e de escravos.

Em 1931, o município de Carinhanha, ainda um distrito, foi dividido em seis regiões: Carinhanha, Cocos, luiú, Malhada, Parateca e Rio Alegre. A região de Malhada e luiú mantiveram-se como território de Carinhanha até a década de 60 do século XX, quando passou a constituir o município de Malhada.

A dinâmica histórica da ocupação da região compreendeu dois importantes ciclos económicos: no primeiro, a pecuária extensiva, associada ao extrativismo, que perdurou até meados da década de 50, quando teve início o segundo ciclo económico, do algodão herbário.

Em 1989, luiú desmembrou-se da Malhada, formando um novo município, fato favorecido pelo deslocamento da lavoura para o chamado Vale do luiú, o que permitiu o crescimento económico necessário à sua emancipação.

O toponômio luiú é originário de um peixe pequeno, conhecido como "iuiú" encontrado em grande quantidade em rios da região. O povoado que deu origem ao Município do luiú, se iniciou às margens do riacho do luiú, próximo à Serra do luiú, originário de dois núcleos circunvizinhos: Morrinhos e Roçadinho, com a primeira Igreja e o cemitério construídos em Morrinhos e um mercado de madeira, coberto de casca de Pau d`arco, localizado em Roçadinho.

luiú, distante a 896 km da Capital do Estado, obteve sua emancipação Política Administrativa em 24 de fevereiro de 1989, através da Lei Estadual n° 4.833, publicada no Diário Oficial em 26 de fevereiro do mesmo ano, quando se desmembrou do Município de Malhada. Possui uma área de 1.092 Km2, com uma população aproximadamente de 11.000 habitantes. Tem como sustentáculo económico a agropecuária, tendo como destaque o cultivo do milho, feijão, sorgo, mamona e algodão; na pecuária o gado de corte e de leite.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 10.282 habitantes.

Fica localizada no Vale de mesmo nome e ja foi grande produtora de algodão. Apesar da crise que assolou a região em 1989, a cidade se desenvolveu bastante nos últimos anos, e hoje tem ótima educação com seus 07 colégios,inclusive um particular, duas creches municipais e um comércio desenvolvido e independente com mais de 100 estabelecimentos comerciais. Hoje, além de algodão, é produtora de mamona, onde reside uma indústria. Na pecuária é grande produtora de gado de corte e vacas leiteiras e na agricultura, forte produtora de Milho, Sorgo e Feijão. Iuiu registra também um dos maiores sítios arqueológicos da atualidade, tornando a cidade um centro de estudos constantes á cerca de seus antepassados. Tem 03 hóteis, diversos restaurantes, um rio de nome Bernardinho pelo qual recebe a visita de milhares de pessoas durante o verão, uma danceteria que, segundo diversas pessoas inclusive de outras cidades visinhas julgam a melhor da região, bons supermercados e uma ótima vida noturna. Os principais eventos da cidade são a Feira Agropecuária que já é considerada o segundo maior evento agropecuário da região, ficando atrás apenas da Exposição de Guanambi, a festa de São Pedro (29/06) que é considerado o melhor da Bahia, e também a festa de Santa Luzia (13/12) padroeira da cidade, o qual recebe milhares de pessoas das cidades circuvizinhas e artistas nacionais, sem contar a famosa vaquejada que ocorre em datas variadas durante o ano. Possui agencia do Banco do Brasil e correspondentes do Banco Bradesco e da Caixa econômica Federal. Tem como distrito principal, a comunidade de Pindorama, que quase poderia ser um Município. Localizada á 96 km de Guanambi, 380 km de Vitória da Conquista, 240 km de Brumado, 130 km de Caetité e 45 km de Carinhanha e Malhada, os quais tem linha de ônibus diariamente.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.