J. Allen Hynek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Josef Allen Hynek (à esquerda) e Jacques Vallée.

Josef Allen Hynek (1 de maio de 1910 - 27 de abril de 1986) foi um astrônomo, professor e ufólogo estado-unidense[1].

É lembrado por suas investigações sobre OVNIs: Hynek interveio como assessor científico em três estudos ufológicos do Projeto Livro Azul (1952-1969); posteriormente, durante décadas se dedicou a prosseguir com a investigação em ufologia por sua conta. Seu trabalho buscava a procura de indícios físicos sobre eventuais avistamentos[2].

Center for UFO Studies - CUFOS[editar | editar código-fonte]

Com o fechamento do Projeto Livro Azul, em 1969, Hynek começou a considerar seriamente a formação de uma organização privada, de caráter científico, voltada ao estudo do fenômeno OVNI, composto por cientistas e técnicos de várias especialidades, altamente treinados, que trabalhariam em conjunto para resolver o enigma OVNI. Em 1973, fundou o en:Center for UFO Studies (Centro de Estudos de OVNI) e foi seu diretor científico até sua morte, em 1986. O CUFOS continua o legado de Hynek através do estudo e análise do fenômeno UFO com seriedade [3].

Classificação Hynek[editar | editar código-fonte]

Encontro imediato ou contato imediato é um evento em que uma ou mais pessoas percebe a presença de um OVNI e, ocasionalmente, seus hipotéticos ocupantes. O sistema de classificação desses encontros mais amplamente aceito foi elaborado por Hynek e apresentado em seu livro The UFO experience: A scientific enquiry, publicado em 1972[4].

Em 1977 participou como assessor no filme de Steven Spielberg Close Encounters of the Third Kind (Contatos Imediatos do Terceiro Grau)[5]. O título do filme é uma clara referência a seu sistema de classificação.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The J. Allen Hynek for UFO Studies». Consultado em 21 de maio de 2010. 
  2. «Biografia de J. Allen Hynek». Consultado em 21 de maio de 2010. 
  3. «Center for UFO Studies». CUFOS. Consultado em 22 de setembro de 2016. 
  4. Hynek, J. Allen (1972). The UFO Experience: A scientific enquiry (Reino Unido: Abelard-Schuman Ltd). p. 26. ISBN 978-1-56924-782-2. 
  5. IMDb sobre a participação de J. Allen Hynek no filme Close Encounters of the Third Kind