Jane Anderson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Jane Anderson» na Wikipédia em inglês (desde janeiro de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
Jane Anderson
Nascimento 1954 (65 anos)
Califórnia,  Estados Unidos
Ocupação Atriz
Roteirista
Diretora
Atividade 1982–presente
Cônjuge Tess Ayers
Emmys
Melhor Roteiro em Minissérie, Filme ou Especial Dramático
1993 – The Positively True Adventures of the Alleged Texas Cheerleader-Murdering Mom
Disambig grey.svg Nota: Para a propagandista da Segunda Guerra Mundial conhecido como o "Georgia Peach", veja Jane Anderson (jornalista).

Jane Anderson (Califórnia, Estados Unidos em 1954) é uma dramaturga que virou atriz premiada, roteirista e diretora americana. Ela escreveu e dirigiu um filme, The Prize Winner of Defiance, Ohio (2005) e escreveu o roteiro para o filme de Nicolas Cage It Could Happen to You.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Antes de direção de cinema, Anderson escreveu e dirigiu vários filmes aclamados pela crítica de televisão, nomeadamente Normais (2003), estrelado por Jessica Lange; The Baby Dance (1998), estrelado por Stockard Channing e Laura Dern; The Positively True Adventures of the Alleged Texas Cheerleader-Murdering Mom (1993), Egyptian Pyramids estrelado por Holly Hunter; e If These Walls Could Talk 2 (segmento "1961") (2000), que ganhou Vanessa Redgrave um prêmio Emmy por sua interpretação de uma idosa lésbica impedido de estar no hospital com ela morrendo companheiro de longa data.

Ela tornou-se uma escritora para o drama de televisão da AMC, Mad Men, para a segunda temporada do show. Ela foi indicada para o Writers Guild of America Award prêmio de Melhor Série Dramática em Fevereiro de 2009 cerimônia por seu trabalho sobre a segunda temporada.[1]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «2009 Writers Guild Awards Television, Radio, News, Promotional Writing, and Graphic Animation Nominees Announced». WGA. 2008. Consultado em 12 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2008 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 18 de janeiro de 2013. Arquivado do original em 30 de junho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.