Jantar Mantar (Deli)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2016)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Jantar Mantar
जंतर मंतर
O Misra Yantra, um dos instrumentos astronómicos do Jantar Mantar de Deli
Tipo Observatório astronómico
Fim da construção 1724 (294 anos)
Promotor / construtor Jai Singh II de Jaipur
Aberto ao público Sim
Website www.jantarmantar.org
Geografia
País  Índia
Cidade Deli
Coordenadas 28° 37' 38" N 77° 12' 59" E
Jantar Mantar está localizado em: Deli
Jantar Mantar
Localização do Jantar Mantar em Deli

O Jantar Mantar (em hindi: जंतर मंतर) é um antigo observatório astronómico situado no que é atualmente Nova Deli, Índia. É constituído por 13 edifícios que funcionavam como instrumentos astronómicos e é um dos cinco jantar mantares construídos pelo marajá Jai Singh II de Jaipur a partir de 1723. Ao contrário do que se lê numa placa colocada no local em 1910, o monumento não foi concluído em 1710, mas provavelmente em 1724.

O principal objetivo do observatório, como os seus congéneres de Jaipur, Varanasi, Ujjain e Matura, era a compilação de tabelas astronómicas e prever as datas e horas dos movimentos do sol, da lua e planetas, uma tarefa atribuída a Jai Singh pelo imperador mogol Maomé Xá.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os três principais instrumentos do complexo são:

  • Samrat Yantra — ou "Supremo Instrumento" é basicamente um triângulo gigante e relógio de sol. Tem 33,5 metros de altura, 3 metros de espessura e 34,7 metros de comprimento na base. A hipotenusa tem 39 m, é paralela ao eixo da Terra e aponta para o Polo Norte. Em cada um dos lados do triângulo há um quadrante com graduações indicando as horas, minutos e segundos. Quando o edifício foi construído já existiam relógios de sol, mas o Samrat Yantra transformou o relógio de sol num instrumento de precisão para medir a declinação e outras coordenadas relacionados dos objetos celestes.
  • Jayaprakash Yantra — consiste em hemisférios escavados com marcações nas suas superfícies côncavas e fios esticados desde o cimo. Desde o seu interior, um observador podia alinhar uma estrela com as marcações.
  • Misra Yantra — foi projetado como instrumento para calcular os dias mais longos e mais curtos do ano. Também era usado para determinar o momento exato do meio-dia em várias cidades, independentemente da sua distância de Deli. É a única estrutura do observatório que não foi inventada por Jai Singh.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Jantar Mantar de Deli
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.