Jardim Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jardim Japão
Bairro de São Paulo
Dia Oficial 14 de outubro
Distrito Vila Maria
Subprefeitura Vila Maria
Região Administrativa Nordeste

O Jardim Japão é um bairro da cidade de São Paulo, localizado no distrito de Vila Maria, próximo à Vila Maria Alta e ao Parque Novo Mundo. Neste bairro está a sede da escola de samba Unidos de Vila Maria.[1]

O nome do bairro é devido aos nomes de diversas de suas ruas, que fazem referência a cidades japonesas como Kobe[2], Hiroshima, Nagasaki, Tóquio (nome de praça), Cerejeiras (árvore típica japonesa), Yokohama, Niigata, Osaka e etc.

A escola mais antiga construída no Jardim Japão foi a Escola Estadual Imperatriz Leopoldina em 1952.

O bairro tinha duas linhas de ônibus que eram a 2165 (Jardim Japão - Parque Dom Pedro II) na época da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) até 1994. Depois foi renomeada para (Jardim Japão - Praça da Sé) operada pela CCTC (Cooperativa Comunitária de Transportes Coletivos) até 2002. A outra linha era a 2166 (Jardim Japão - Parque Dom Pedro II) também operada até 2002 pela extinta Empresa Paulista de Ônibus. As duas linhas foram extintas pela então prefeita de São Paulo Marta Suplicy do PT pela frotas das linhas serem muito velhas com ônibus de 10 a 20 anos de uso.

Referências

  1. Veja SP. «Escola de Samba Unidos de Vila Maria». Consultado em 29 de outubro de 2017 
  2. Consultar CEP. «Rua Kobe». Consultado em 29 de outubro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.