Jesús Ruiz Molina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesús Ruiz Molina
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Funções
Bispo diocesano
Roman Catholic Diocese of Mbaïki (en)
depois do
Guerrino Perin (d)
Bispo-titular
Arae in Mauretania (d)
depois do
Bispo-auxiliar
Roman Catholic Diocese of Bangassou (en)
depois do
Biografia
Nascimento
Cidadania
Atividades
padre católico
bispo católico
Outras informações
Empregador
Roman Catholic Diocese of Bangassou (en)
Religão
Ordem religiosa
Consagramentos
Dieudonné Nzapalainga
Juan-José Aguirre Muñoz (d)
Guerrino Perin (d)

Jesús Ruiz Molina MCCJ (La Cueva de Roa, 23 de janeiro de 1959) é um ministro espanhol e bispo católico romano de Mbaïki. Jesús Ruiz Molina frequentou o seminário menor de Burgos e depois juntou-se aos Missionários Combonianos. Ruiz Molina estudou filosofia e teologia católica nos seminários de Burgos e Moncada. Ele também fez cursos de estudos religiosos no Institut Catholique de Paris. Ruiz Molina fez a profissão temporária em 25 de maio de 1985 e recebeu o Sacramento da Ordem em 11 de julho de 1987. Em 24 de abril de 1988 fez sua profissão perpétua.

De 1987 a 1988 Jesús Ruiz Molina trabalhou como formador para missionários antes de se tornar vigário paroquial e depois pároco da paróquia de Immaculée Conceição em Bédjondo na Diocese de Sarh. De 1996 a 2001 Ruiz Molina trabalhou como formador para os postulantes dos Missionários Combonianos na Espanha. Em 2002 tornou-se Provincial da Província do Chade de sua congregação. Depois que Jesús Ruiz Molina completou uma visita de estudo na Universidade de Salamanca em 2008, tornou-se pároco em Moungoumba na Diocese de Mbaïki, decano e coordenador da comissão diocesana para a catequese. Foi também Conselheiro Provincial da Província Centro-Africana dos Missionários Combonianos de 2013 a 2015.

Em 11 de julho de 2017, o Papa Francisco o nomeou Bispo Titular de Arae na Mauritânia e Bispo Auxiliar de Bangassou.[1] O Arcebispo de Bangui, Cardeal Dieudonné Nzapalainga CSSp, o consagrou em 12 de novembro do mesmo ano na Catedral Notre-Dame de l'Immaculée Conceição, em Bangui; Os co-consagradores foram o Bispo de Bangassou, Juan-José Aguirre Muñoz MCCJ, e o Bispo de Mbaïki, Guerrino Perin MCCJ.

O Papa Francisco o nomeou Bispo de Mbaïki em 10 de março de 2021.[2] A posse ocorreu em 25 de abril do mesmo ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jesús Ruiz Molina

Referências

  1. «Nomina dell'Ausiliare di Bangassou (Repubblica Centrafricana)». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 11 de julho de 2017. Consultado em 11 de julho de 2017 
  2. «Rinuncia e nomina del Vescovo di Mbaïki (Repubblica Centrafricana)». Tägliches Bulletin (em italiano). Presseamt des Heiligen Stuhls. 10 de março de 2021. Consultado em 10 de março de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.