Joel Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Joel Barbosa de Oliveira (Rio de Janeiro,[quando?]) é um arranjador brasileiro.

Vive em Brasília desde 1978. É autor de arranjos para diversos artistas da cidade e do Brasil.[quais?]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou a ter suas primeiras noções musicais aos 5 anos de idade com seus pais. Aos 12 anos, iniciou o estudo do saxofone. Mais tarde, aos 14 anos, migrou para o trompete.

É diretor musical da Orquestra Cristã de Brasília (OCBrass).

É professor na Escola de Música de Brasília, atuando no núcleo de arranjo, como professor-regente da Super-Band Jazz, e como regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília (OSEMB). Criou o Curso de Arranjo da Escola de Música de Brasília, cujas atividades foram iniciadas em 2009.

Joel sabia muito bem onde estava pisando e desde cedo demonstrava talento como arranjador. Eu morava em Bridgeport, Conn., e quando Joel vinha fazer suas pesquisas nos EUA, algumas vezes ficava em nossa casa. Enquanto eu ia e voltava do trabalho, ele terminava mais um arranjo de alguma música. De ouvido e de forma impressionante, o jovem maestro Joel, separava o que ouvia e já preparava suas partituras, sempre pensando na OCBrass.

Seu talento era inovador e influenciador. Hoje, existem centenas de frutos dessa semeadura de talento e Marcella Camargo é resultado disso. Marcella Camargo é cantora em Nova York, que em 2016 foi nominada ao Latin Grammy como cantora da música Chama Verde, de John Finbury (https://www.marcellacamargo.com/)

Referências