Joel Barbosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde agosto de 2010). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.

Joel Barbosa de Oliveira (Rio de Janeiro,[quando?]) é um arranjador brasileiro.

Vive em Brasília desde 1978. É autor de arranjos para diversos artistas da cidade e do Brasil.[quais?]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou a ter suas primeiras noções musicais aos 5 anos de idade com seus pais. Aos 12 anos, iniciou o estudo do saxofone. Mais tarde, aos 14 anos, migrou para o trompete.

É diretor musical da Orquestra Cristã de Brasília (OCBrass).

É professor na Escola de Música de Brasília, atuando no núcleo de arranjo, como professor-regente da Super-Band Jazz, e como regente da Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Brasília (OSEMB). Criou o Curso de Arranjo da Escola de Música de Brasília, cujas atividades foram iniciadas em 2009.

Joel sabia muito bem onde estava pisando e desde cedo demonstrava talento como arranjador. Eu morava em Bridgeport, Conn., e quando Joel vinha fazer suas pesquisas nos EUA, algumas vezes ficava em nossa casa. Enquanto eu ia e voltava do trabalho, ele terminava mais um arranjo de alguma música. De ouvido e de forma impressionante, o jovem maestro Joel, separava o que ouvia e já preparava suas partituras, sempre pensando na OCBrass.

Seu talento era inovador e influenciador. Hoje, existem centenas de frutos dessa semeadura de talento e Marcella Camargo é resultado disso. Marcella Camargo é cantora em Nova York, que em 2016 foi nominada ao Latin Grammy como cantora da música Chama Verde, de John Finbury (https://www.marcellacamargo.com/)

Referências