John Alcock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
John Alcock
Nascimento 5 de novembro de 1892
Stretford
Morte 18 de dezembro de 1919 (27 anos)
Rouen
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Ocupação aviador, oficial de força aérea
Prêmios Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico
Causa da morte acidente rodoviário
Destroços do acidente que vitimou Sir John Alcock.

Sir John William Alcock (Manchester, 5 de Novembro de 1892Rouen, 18 de Dezembro de 1919), foi um capitão da Royal Air Force que, juntamente com o tenente Arthur Whitten Brown, efectuaram o primeiro vôo transatlântico sem escalas, entre St. John's, Terra Nova, e Clifden, Connemara, na Irlanda.

Biografia[editar | editar código-fonte]

John William Alcock nasceu em Seymour, Old Trafford, em 5 de Novembro de 1892. O seu interesse pela aviação, terá começado aos dezassete anos de idade. Durante a 1ª Grande Guerra, foi aviador da RAF, tendo sido abatido num ataque aéreo, e feito prisioneiro na Turquia. Enquanto esteve na base aérea de Moudros, na Grécia, Alcock desenhou, e construiu, um avião de caça a partir de restos de outros aviões abatidos. Este avião foi designado por Alcock Scout


Após o fim da guerra, Alcock decidiu continuar a sua carreira na aviação, e decidiu tentar o desafio de ser o primeiro a atravessar o Oceano Atlântico num avião. Partiu de St. John's, na Terra Nova, com Arthur Whitten Brown, à 1h e 45m, do dia 14 de Junho de 1919. Chegou a Connemara, na Irlanda, passadas 16 horas e 12 minutos, no dia 15 de Junho, depois de um voo de 3.186km. O voo foi feito a bordo de um avião bombardeiro, modificado, Vickers Vimy, e ganharam um prémio monetário de 10.000 libras, oferecido pelo jornal londrino Daily Mail.

Alguns dias depois, Alcock e Brown são nomeados cavaleiros, pelo rei Jorge V.

No dia 15 de Dezembro de 1919, Alcock presenciou a apresentação do Vickers Vimy à nação, no Museu da Ciência, de Londres. Três dias depois, durante um voo com um novo Vickers (Type 54 Viking) anfíbio, em direcção a Paris, Alcock despenha-se, devido ao nevoeiro, em Cote d'Everard, perto de Rouen. Morreu no local, antes da chegada da assistência médica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Peter G. Cooksley, Alcock, Sir John William (1892–1919), Oxford Dictionary of National Biography, Oxford University Press, 2004

Ligações externas[editar | editar código-fonte]