Joppeicoidea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Joppeicus paradoxus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaJoppeicoidea
Joppeicidae
Joppeicus paradoxus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Superordem: Paraneoptera
Ordem: Rhynchota
Subordem: Heteroptera
Infraordem: Cimicomorpha
Superfamília: Joppeicoidea
Reuter, 1910
Família: Joppeicidae
Reuter, 1910
Género: Joppeicus
Puton, 1881
Espécie: J. paradoxus
Nome binomial
Joppeicus paradoxus
Puton, 1881

Joppeicoidea é uma superfamília monotípica cujo único táxon é a família Joppeicidae, também monotípica, tendo como única espécie conhecida Joppeicus paradoxus Puton, 1881, um insecto predador polífago utilizado em aplicações de luta biológica.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A única espécie da árvore taxonómica que compõe a superfamília Joppeicoidea Reuter, 1910 (Heteroptera Cimicomorpha) é o predador Joppeicus paradoxus Puton, 1881. A presença deste predador está demonstrada em diversase regiões da África e do Médio Oriente e em armazéns de géneros alimentares na Tailândia [1].

A espécie é um pequeno insecto com cerca de 3 mm de comprimento, de forma alongada e achatada, com antenas bem desenvolvidas, rostro trímero e tarsos biarticulados.

É um predador activo, capaz de se alimentar de espécies que causam danos em géneros alimentares, predando em particular sos ovos e larvas de coleópteros (Tribolium sp. e Oryzaephilus surinamensis) e larvas jovens de lepidópteros (Ephestia sp. e Plodia interpunctella).

A utilidade deste insecto em luta biológica como alternativa ao uso do brometo de metilo, substância para a qual está em curso um processo de redução do uso de âmbito mundial devido ao seus grave impacte ambiental. À luz das recentes provas experimentais, J. paradoxus revelou-se eficaz no controlo dos insectos danosos dos géneros alimentares, melhor que alguns outros predadores que já são correntemente utilizados em luta biológica[1], tais como Xylocoris flavipes (um Anthocoridae), enquanto outras experiências, conduzidas pelos mesmos investigadores, denotam uma eficácia menor.[2]

A espécie é utilizada em luta biológica por ser um polífago útil no combate às espécies Tribolium confusum, Plodia interpunctella, Oryzaephilus surinamensis e Ephestia kuehniella.

Referências

  1. a b Miyanoshita et al. (2003), Op. cit.
  2. Ishijima et al. (2005), Op. cit.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]