José António Primo de Rivera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José António Primo de Rivera
Nascimento José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia
24 de abril de 1903
Madrid
Morte 20 de novembro de 1936 (33 anos)
Alicante
Sepultamento Túmulo de José Antonio Primo de Rivera, Basílica Pontifícia da Santa Cruz
Cidadania Espanha
Progenitores
Irmão(s) Pilar Primo de Rivera, Fernando Primo de Rivera y Sáenz de Heredia, Miguel Primo de Rivera y Sáenz de Heredia, Carmen Primo de Rivera
Alma mater
  • Universidad Central
Ocupação político, poeta, advogado, advogado,
Título Duque de Primo de Rivera, Marquess of Estella
Coat of Arms of the 3rd Marquis of Estella.svg
Religião Igreja Católica
Causa da morte Perfuração por arma de fogo
Assinatura
Firma de José Antonio Primo de Rivera.svg

José Antonio Primo de Rivera y Sáenz de Heredia, 1° Duque dos Primo de Rivera, 3° Marquês de Estella (Madrid, 24 de abril de 1903 - Alicante, 20 de novembro de 1936), frequentemente referido apenas como José Antonio, foi um advogado e político espanhol, fundador da Falange Espanhola (mais tarde Falange Espanhola das JONS - Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista) as vezes chamado de o "ausente", dado o seu desaparecimento nos alvores da Guerra Civil Espanhola.

Filho primogênito do General Miguel Primo de Rivera (De quem herdou o titulo de marquês de Estella), que liderou a Espanha como um ditador de 1923 a 1930. Primo de Rivera trabalhou como advogado antes de entrar para a política, um negócio que inicialmente era comprometido a prometer defender as memória de seu pai.

Foi executado pelas forças republicanas, durante a Guerra Civil Espanhola, no pátio da Prisão de Alicante e está sepultado no Valle de los Caídos, perto de Madrid.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político espanhol é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.