José de Paiva Magalhães Calvet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Calvet)
Ir para: navegação, pesquisa

José de Paiva Magalhães Calvet, o Pernilongo, (Porto Alegre, 18 de março de 1808Rio de Janeiro, 13 de julho de 1853[1]) foi um militar, político, revolucionário e jornalista brasileiro.

Filho de João Antônio Calvet e de Rita Maria de Magalhães, neto do francês Antoine Marie Calvet e de Ana Maria de Jesus.[2] Foi irmão de outros revolucionários farroupilhas: João Maria de Magalhães Calvet, Manuel Antônio de Magalhães Calvet e Antônio Maria Calvet Neto.[2]

Fez seus primeiros estudos em Porto Alegre, indo depois, através de seu avô materno, para a Escola da Marinha, no Rio de Janeiro. Em 2 de dezembro de 1827 foi promovido à guarda marinha, abandonando pouco depois a carreira militar.

Retornou então ao Rio Grande do Sul, onde abriu um escritório de advocacia e trabalhou como educador. Bastante ativo na política foi eleito vereador e presidente da câmara municipal de Porto Alegre. Foi redator, ao lado de Manuel Ruedas e Tito Lívio Zambeccari, do jornal O Recopilador Liberal, que surgiu em Porto Alegre em 1832.

Em 1833 foi nomeado procurador fiscal da fazenda e depois juiz de órfãos. Foi deputado provincial eleito à 1ª Legislatura da Assembleia Provincial. Iniciada a Revolução Farroupilha, juntou-se a luta. Foi feito prisioneiro juntamente com Tito Lívio Zambeccari, Bento Gonçalves e outros na Batalha do Fanfa. Foi libertado por habeas corpus, porém com a obrigação de permanecer na corte, onde residia seu avô, Manuel Antônio de Magalhães, que o criara.

Terminada a guerra, retornou ao jornalismo no Rio de Janeiro, colaborando com os jornais Despertador, Regeneração.

Foi oficial da secretaria do ministro do Império Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva, seguindo na pasta, com os sucessores, atingiu o posto máximo no ministério Oficial Maior, até sua morte. Faleceu cedo, deixando a família na probreza, pelo que foram ajudados por Dom Pedro II.

Referências

  1. Sousa Docca, Emílio Fernandes de, História do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro : Edição da Organização Simões, 1954. Página 334.
  2. a b SPALDING, Walter. Os franceses, in Enciclopédia Rio-Grandense. Porto Alegre, 1957.
  • PORTO-ALEGRE, Achylles, Homens Illustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre : Livraria Selbach, 1917.
  • BARRETO, Abeillard. Primórdios da Imprensa no Rio Grande do Sul. Comissão Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha, Porto Alegre, 1986.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.