José Carlos de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja José Carlos de Carvalho (desambiguação).


José Carlos de Carvalho
O tenente-coronel José Carlos de Carvalho fincando o pavilhão nacional em território paraguaio.
Nome completo José Carlos de Carvalho
Dados pessoais
Nascimento 5 de janeiro de 1832 Rio de Janeiro, Império do Brasil
Nacionalidade brasileira
Vida militar


O Major José Carlos de Carvalho, chefe da comissão de engenheiros do exército e seu secretário, o Capitão Luiz Vieira Ferreira.

José Carlos de Carvalho (5 de Janeiro de 1832) foi um engenheiro naval da Guerra do Paraguai e político brasileiro, mais conhecido pelos registros históricos de o "Barão de Bendegó". José Carlos foi deputado federal e ganhou o título nobiliárquico de barão na famosa história em que um suposto meteorito teria caído na serra baiana de Bendegó. José Carlos de Carvalho teria liderado uma comissão de engenheiros para o transporte e estudos científicos do maior meteorito encontrado no Brasil, o Meteorito do Bendegó. Com essa expedição ele, ao lado de famosos engenheiros da época, teria realizado um feito heróico em nome da humanidade ao trazer o meteorito para o museu de Petrópolis no Rio de Janeiro. Também foi membro da Sociedade Brasileira de Geografia durante muitos anos de sua vida até o fim de sua carreira como engenheiro, época em que também estava aposentado da carreira militar no Exército Brasileiro.

José Carlos de Carvalho, acompanhado por Gastão de Orléans e pela Princesa Isabel, em visita a usina dedicada à fabricação de armamentos militares, 1886.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre José Carlos de Carvalho
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.