José Carlos de Carvalho Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José Carlos de Carvalho)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
José Carlos de Carvalho Júnior
José Carlos de Carvalho na década de 1910.
Nome completo José Carlos de Carvalho Júnior
Dados pessoais
Nascimento 02 de setembro de 1847 Rio de Janeiro, Império do Brasil
Morte 28 de fevereiro de 1934 (86 anos)
Nacionalidade brasileira
Vida militar


O almirante José Carlos de Carvalho Júnior, chefe da comissão de engenheiros do exército e seu secretário, o Capitão Luiz Vieira Ferreira.

José Carlos de Carvalho Júnior (2 de setembro de 184728 de fevereiro de 1934) [1] foi um engenheiro naval da Guerra do Paraguai e político brasileiro, mais conhecido pelos registros históricos como "Barão de Bendegó". José Carlos foi deputado federal e ganhou o título nobiliárquico de barão na famosa história em que um suposto meteorito teria caído na serra baiana de Bendegó. José Carlos de Carvalho teria liderado uma comissão de engenheiros para o transporte e estudos científicos do maior meteorito encontrado no Brasil, o Meteorito do Bendegó. Com essa expedição ele, ao lado de famosos engenheiros da época, teria realizado um feito heróico em nome da humanidade ao trazer o meteorito para o museu de Petrópolis no Rio de Janeiro. Também foi membro da Sociedade Brasileira de Geografia durante muitos anos de sua vida até o fim de sua carreira como engenheiro, época em que também estava aposentado da carreira militar no Exército Brasileiro.

José Carlos de Carvalho Júnior, acompanhado por Gastão de Orléans e pela Princesa Isabel, em visita a usina dedicada à fabricação de armamentos militares, 1886.
O almirante José Carlos de Carvalho fincando o pavilhão nacional em território paraguaio.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre José Carlos de Carvalho Júnior

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.