José Soriano de Sousa
Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Janeiro de 2012) |
José Soriano de Sousa (Paraíba, 15 de setembro de 1833 — Recife, 12 de agosto de 1895) foi um médico e filósofo brasileiro.
Biografia[editar | editar código-fonte]
José Soriano de Souza nasceu na Paraíba, em 15/09/1833 e faleceu em Recife, 12/08/1895. Graduado e doutor em Medicina, pela Faculdade do Rio de Janeiro, em 1860, também se graduou e se tornou doutor em Filosofia na Universidade de Lovaina, na Bélgica.[1]
Foi Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno, do Vaticano, professor Catedrático de Direito Público e Constitucional da Faculdade de Direito do Recife, onde também lecionou Direito Natural e Direito Romano, havendo sido ainda professor de Filosofia do Ginásio Provincial de Pernambuco, da mesma capital.
Souza também se dedicou ao jornalismo, fundando e dirigindo, na capital pernambucana, os jornais católicos A Esperança (1865-1867) e A União (1872-1873). Foi pai de José Soriano de Sousa Filho.[2]
Seus restos mortais estão sepultados no Cemitério de Santo Amaro, em Recife.
Obras do autor[editar | editar código-fonte]
- Ensaio Médico-Legal (1862);
- Compêndio de Filosofia, ordenado segundo os princípios e métodos do Doutor Angélico, S. Tomás de Aquino (1867);
- Lições de filosofia elementar, racional e moral (1871);
- Considerações sobre a Igreja e o Estado, sob o ponto de vista jurídico, filosófico e religioso (1874);
- Elementos de Filosofia do Direito(1880);
- Apontamentos de Direito Constitucional (1883);
- Princípios Gerais de Direito Público e Constitucional (1893).
Referências
- Barbuy, Victor Emanuel Vilela, (2013). Frente Integralista Brasileira <http://www.integralismo.org.br/?cont=781&ox=203>. Acessado (ou Visitado) em 20 de Novembro de 2013.