José Roquette: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 4: Linha 4:


==Biografia==
==Biografia==
Descendente da família [[Holtreman]] e neto paterno de [[José Alvalade]], é o mais velho de onze irmãos e passou a infância no [[Porto]]. Depois de frequentar o Colégio Brotero, na [[Foz do Douro]], ingressou na [[Universidade do Porto]], onde se licenciou em [[Economia]]. Em [[1959]] iniciou a sua vida profissional na mesma cidade, no [[Banco Espírito Santo]]. Em [[1960]] é promovido e chega a [[Lisboa]], tornando-se num dos homens de confiança de Manuel Espírito Santo Silva, patrão da instituição. Em [[1973]] participa na constituição da [[Finagra]], sociedade com que adquire a [[Herdade do Esporão]] (onde se situa o [[Castelo do Esporão]]), estatizada com o [[25 de Abril de 1974]]. Preso duas vezes durante o [[PREC]], saiu de [[Portugal]] e viajou ao serviço do Grupo Espírito Santo, numa altura em que exercia funções na administração das suas principais ''holdings''. No final da década de [[anos 1980|1980]], deixa aquela instituição para assumir a presidência da sociedade Valores Ibéricos, através da qual assegurou o controlo do [[Banco Totta e Açores]], em coligação com os espanhóis do Grupo [http://banesto.es/ Banesto], beneficiando do processo de privatizações levado a cabo pelo governo social-democrata de [[Cavaco Silva]]. Em [[1996]], a ligação ao futebol leva-o ao cargo de presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal<ref name="pub">[http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1374897 Roquette apoia Franco e não quer clube decidido por uma minoria] ''[[Jornal Público]]''</ref>, o clube fundado pelo seu avô, José Holtreman Roquette, conhecido como [[José de Alvalade]]. No [[Sporting Clube de Portugal|Sporting]], começou também a implementar uma lógica empresarial, tendo sido o responsável pela criação da sociedade anónima desportiva (SAD), numa atitude pioneira no futebol português. Actualmente, além dos negócios do vinho e do azeite da Herdade do Esporão, lidera o investimento no Parque [[Alqueva]], com o projecto turístico Roncão d' El Rei<ref name="exp" />, um antigo monte de caça do rei D. [[Carlos I de Portugal]]. Viveu na Zebreira durante maior parte da sua vida e teve 21 filhos e filhas.
Descendente da família [[Holtreman]] e neto paterno de [[José Alvalade]], é o mais velho de onze irmãos e passou a infância no [[Porto]]. Depois de frequentar o Colégio Brotero, na [[Foz do Douro]], ingressou na [[Universidade do Porto]], onde se licenciou em [[Economia]]. Em [[1959]] iniciou a sua vida profissional na mesma cidade, no [[Banco Espírito Santo]]. Em [[1960]] é promovido e chega a [[Lisboa]], tornando-se num dos homens de confiança de Manuel Espírito Santo Silva, patrão da instituição. Em [[1973]] participa na constituição da [[Finagra]], sociedade com que adquire a [[Herdade do Esporão]] (onde se situa o [[Castelo do Esporão]]), estatizada com o [[25 de Abril de 1974]]. Preso duas vezes durante o [[PREC]], saiu de [[Portugal]] e viajou ao serviço do Grupo Espírito Santo, numa altura em que exercia funções na administração das suas principais ''holdings''. No final da década de [[anos 1980|1980]], deixa aquela instituição para assumir a presidência da sociedade Valores Ibéricos, através da qual assegurou o controlo do [[Banco Totta e Açores]], em coligação com os espanhóis do Grupo [http://banesto.es/ Banesto], beneficiando do processo de privatizações levado a cabo pelo governo social-democrata de [[Cavaco Silva]]. Em [[1996]], a ligação ao futebol leva-o ao cargo de presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal<ref name="pub">[http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1374897 Roquette apoia Franco e não quer clube decidido por uma minoria] ''[[Jornal Público]]''</ref>, o clube fundado pelo seu avô, José Holtreman Roquette, conhecido como [[José de Alvalade]]. No [[Sporting Clube de Portugal|Sporting]], começou também a implementar uma lógica empresarial, tendo sido o responsável pela criação da sociedade anónima desportiva (SAD), numa atitude pioneira no futebol português. Actualmente, além dos negócios do vinho e do azeite da Herdade do Esporão, lidera o investimento no Parque [[Alqueva]], com o projecto turístico Roncão d' El Rei<ref name="exp" />, um antigo monte de caça do rei D. [[Carlos I de Portugal]]. Viveu na Zebreira durante maior parte da sua vida e teve 6 filhos mais um, o Beto.


{{Referências}}
{{Referências}}

Revisão das 16h05min de 18 de maio de 2013

José Alfredo Parreira Holtreman Roquette (Lisboa, 22 de Setembro de 1936)[1] é um empresário português.[2][3]

Biografia

Descendente da família Holtreman e neto paterno de José Alvalade, é o mais velho de onze irmãos e passou a infância no Porto. Depois de frequentar o Colégio Brotero, na Foz do Douro, ingressou na Universidade do Porto, onde se licenciou em Economia. Em 1959 iniciou a sua vida profissional na mesma cidade, no Banco Espírito Santo. Em 1960 é promovido e chega a Lisboa, tornando-se num dos homens de confiança de Manuel Espírito Santo Silva, patrão da instituição. Em 1973 participa na constituição da Finagra, sociedade com que adquire a Herdade do Esporão (onde se situa o Castelo do Esporão), estatizada com o 25 de Abril de 1974. Preso duas vezes durante o PREC, saiu de Portugal e viajou ao serviço do Grupo Espírito Santo, numa altura em que exercia funções na administração das suas principais holdings. No final da década de 1980, deixa aquela instituição para assumir a presidência da sociedade Valores Ibéricos, através da qual assegurou o controlo do Banco Totta e Açores, em coligação com os espanhóis do Grupo Banesto, beneficiando do processo de privatizações levado a cabo pelo governo social-democrata de Cavaco Silva. Em 1996, a ligação ao futebol leva-o ao cargo de presidente da Direcção do Sporting Clube de Portugal[3], o clube fundado pelo seu avô, José Holtreman Roquette, conhecido como José de Alvalade. No Sporting, começou também a implementar uma lógica empresarial, tendo sido o responsável pela criação da sociedade anónima desportiva (SAD), numa atitude pioneira no futebol português. Actualmente, além dos negócios do vinho e do azeite da Herdade do Esporão, lidera o investimento no Parque Alqueva, com o projecto turístico Roncão d' El Rei[2], um antigo monte de caça do rei D. Carlos I de Portugal. Viveu na Zebreira durante maior parte da sua vida e teve 6 filhos mais um, o Beto.

Referências

Ligações externas

Precedido por
Pedro Santana Lopes
Presidente do Sporting
1996 - 2000
Sucedido por
António Dias da Cunha
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.