José Alvalade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde janeiro de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
José Alvalade.

José Alfredo Holtreman Roquette, mais conhecido por José Alvalade (10 de Outubro de 188519 de Outubro de 1918) foi o fundador e primeiro sócio do Sporting Clube de Portugal no início do século XX, juntamente com os irmãos Stromp, Henrique de Almeida Leite Júnior e os irmãos Gavazzo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu aristocrata cujo membro mais proeminente foi o seu avô materno Alfredo Augusto das Neves Holtreman, 1.º Visconde de Alvalade. Interessado no desporto desde jovem, José fazia parte de uma associação desportiva conhecida como Campo Grande Football Club. Apesar do nome, esta associação era particularmente activa na organização de festas e bailes.

Estudou Medicina em Harvard Institutes of Medicine, durante 3 anos, acabando por abdicar de profissão porque segundo ele era demasiado sensível para lidar com sangue e morte.

Sporting Clube de Portugal[editar | editar código-fonte]

O desvio do clube não agradou a Alvalade, que declarou em abril de 1906 a sua intenção de criar um desporto de equipa só com o apoio de vários membros de Campo Grande e do dinheiro de seu avô. Com o apoio financeiro e logístico do Visconde de Alvalade, que foi o primeiro presidente, foi assim fundado a 1 de Julho de 1906 o Sporting Clube de Portugal. José Alvalade, fundador do clube, foi o primeiro sócio, sendo o vice-presidente e gerente de desportos. Ele também foi um jogador de futebol em equipas ocasionais de críquete e ténis entity. Em Junho de 1910 foi nomeado presidente, o terceiro presidente do clube até então, cargo que exerceu até Novembro de 1912. Dois anos depois, deixou a instituição por causa de desentendimentos com membros da diretoria directiva.

Cquote1.pngQueremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande quanto os maiores da EuropaCquote2.png − José Alvalade, 8 de Maio de 1906

Morte[editar | editar código-fonte]

José Alvalade morreu com apenas 33 anos, a 19 de Outubro de 1918, vítima da epidemia de pneumónica. O estádio do Sporting é nomeado em sua homenagem.

Precedido por
Luís Caetano Pereira
Presidente do Sporting Clube de Portugal
1910 - 1912
Sucedido por
Luís Caetano Pereira


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.