Juncaceae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaJuncaceae
Juncus hostii

Juncus hostii
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Juncaceae
Juss. (1789)
Géneros
Ver texto.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Juncaceae
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Juncaceae

Juncaceae Juss. é uma família de plantas floríferas pertencente à ordem Poales. Na classificação clássica (1981) a família pertence à ordem Juncales. O gênero típico da família é o Juncus.

É uma família cosmopolita, ou seja, com distribuição mundial. Muitas destas plantas crescem lentamente e assemelham-se superficialmente às gramíneas. Podem ser encontradas em regiões de climas frios à temperados ou em montanhas tropicais. Crescem em solos inférteis, úmidos ou secos.

São plantas herbáceas, perenes, com algumas anuais. As folhas são persistentes, estreitas , geralmente cilíndricas, e desenvolvidas em formação basal numa haste ereta. São alternadas e com três fileira de folhas numa haste. Só o gênero Distichia apresenta duas fileiras de folhas.

As plantas são hermafroditas ou, raramente, dióicas. As pequenas e insignificantes flores estão arranjadas em inflorescências do tipo cimeira em antela ou em glomérulos. A característica típica da família é as tépalas que constituem o perianto, não existindo uma distinção clara entre as pétalas e as sépalas. Não são brilhantes e sua cor pode variar de esverdeado a esbranquiçado, a marrom, a roxo, a preto ou a hialino. O perianto é escarioso, com 6 pétalas dispostas em 2 verticilos. O androceu apresenta 6 ou 3 estames e o gineceu é súpero, tricarpelar, apresentando 3 estigmas no centro das flores.

O fruto é deiscente, do tipo cápsula loculicida, com muitas sementes.

Na classificação APG (1998) a família Juncaceae era constituida por 8 gêneros:

  • Andesia, Distichia, Juncus, Luzula, Marsippospermum, Oxychloë, Prionium, Rostkovia.

O sistema de classificação APG II, de 2003, reconheceu esta família, incluindo-a na ordem Poales. A família agora é constituida por 6 gêneros, totalizando aproximadamente 430 espécies; considerou o gênero Andesia como Oxychloë, e transferiu o gênero Prionium para a família Thurniaceae.

Géneros[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Poales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.