Kerri Walsh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Kerri Walsh
Informações pessoais
Nome completo Kerri Lee Walsh
Modalidade Voleibol de praia
Nascimento 15 de agosto de 1978 (38 anos)
Santa Clara
Nacionalidade Estados Unidos norte-americana
Compleição Altura: 1,91m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Atenas 2004 Equipe
Ouro Pequim 2008 Equipe
Ouro Londres 2012 Equipe
Bronze Rio de Janeiro 2016 Equipe
Campeonato Mundial
Ouro Rio de Janeiro 2003 Equipe
Ouro Berlim 2005 Equipe
Ouro Gstaad 2007 Equipe
Prata Roma 2011 Equipe

Kerri Lee Walsh (Santa Clara, 15 de agosto de 1978) é uma jogadora de voleibol de praia norte-americana. De 2001 à 2012 fez dupla com Misty May-Treanor, com quem conquistou 3 ouros olímpicos e, juntas, são as maiores campeãs olímpicas do Vôlei de Praia nas Olimpíadas. De 2013 pra cá sua parceria é April Ross, com quem conseguiu um bronze após perder para a dupla Ágatha e Bárbara na semifinal dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016, sendo essa sua única derrota em Olimpíadas na história.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou no voleibol de quadra na Archbishop Mitty High School em San Jose, na Califórnia em 1996. Continuou sua carreira na Stanford University.

Disputou cinco edições de Jogos Olímpicos: em 2000, no voleibol de quadra, e em 2004, 2008, 2012 e 2016, e nesta última perdeu para as brasileiras na semi-final do voleibol de praia. Nas três edições anteriores, ganhou a medalha de ouro.[1]

Ciclo 2012-2016[editar | editar código-fonte]

Quando a melhor dupla de todos os tempos terminou na Olimpíada de Londres 2012, com a aposentadoria de Misty May-Treanor, Kerri Walsh não queria dar adeus antes de lutar pelo quarto ouro e se tornar a maior vencedora da história. Encontrou a sua parceira do outro lado da rede. Medalhista de prata na capital britânica, April Ross se juntou à sua carrasca em busca do sonho de subir um degrau em 2016. Tricampeã olímpica, Walsh nunca havia perdido um jogo sequer nos Jogos Olímpicos e vinha de uma sequência de 21 vitórias até o Brasil. No caminho, por pouco não ficou de fora, devido a uma lesão no ombro direito, em julho do ano passado, mas não desistiu. Se submeteu a uma cirurgia delicada, passou pela corrida olímpica nos Estados Unidos e veio como lenda para as areias de Copacabana. Não deu para se despedir do Rio com a medalha de ouro, porém, o bronze foi muito festejado. Afinal, a vitória desta quarta-feira foi sobre a dupla brasileira que entrou como favorita, formada por Larissa e Talita.

As americanas entraram em quadra abaladas pela derrota amarga nas semifinais para Ágatha e Bárbara Seixas, atuais campeãs mundiais, e perderam o primeiro set. No entanto,m se reinventaram e cresceram para vencer a segunda parcial e o tie-break. Na Arena de Vôlei de Praia, Walsh e April Ross calaram a torcida verde e amarela e selaram a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 17/21, 21/17 e 15/9.

Referências

  1. «Perfil na Sports Reference». Consultado em 22 de agosto de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Olympic pictogram Volleyball (beach).png Este artigo sobre um(a) jogador(a) de voleibol de praia, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.