Jaqueline Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jaqueline Silva
Informações pessoais
Nome completo Jaqueline Louise Cruz Silva
Modalidade voleibol, vôlei de praia
Nascimento 13 de fevereiro de 1962 (56 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Medalhas
Campeonato Mundial de Vôlei de Praia
Ouro Los Angeles 1997 Duplas
Jogos Olímpicos
Ouro 1996 Atlanta Duplas feminino


Jaqueline Louise Cruz Silva (Rio de Janeiro, 13 de fevereiro de 1962), também conhecida como Jackie, é uma ex-jogadora de voleibol brasileira, campeã olímpica em 1996 no vôlei de praia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Voleibol de quadra[editar | editar código-fonte]

Jackie foi levantadora titular da seleção brasileira de vôlei nos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 e de Los Angeles em 1984 - onde foi considerada a melhor levantadora dos Jogos[carece de fontes?] -, após carreira de grande sucesso no vôlei carioca e brasileiro desde os 14 anos de idade, quando ingressou na seleção principal do Brasil.

De temperamento forte a atitudes polêmicas, uma líder nata e sempre lutando pelos seus direitos como mulher e como atleta, Jacqueline envolveu-se em várias disputas com dirigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, como, por exemplo, quando se recusou a vestir o uniforme oficial da seleção brasileira com o nome do patrocinador estampado, sem receber nada por isso, numa atitude premonitória do profissionalismo que viria a existir nos esportes olímpicos, mas que na época era visto como um desafio de uma "menina rebelde"[carece de fontes?].

Vôlei de praia[editar | editar código-fonte]

Durante os anos 1980, deixou o Brasil e foi jogar na Europa e na América do Norte, onde começou a participar do vôlei de praia, ou beach volley, então um esporte que virava uma febre. Acabou tornando-se a melhor jogadora de praia dos Estados Unidos - onde virou para os fãs norte-americanos, Jackie Silva, a Rainha da Praia - ganhando inúmeros torneios e conquistando o primeiro lugar no ranking mundial.

No começo dos anos 1990, a então considerada melhor jogadora de vôlei de praia do mundo pelas próprias adversárias, formou parceria com a também carioca Sandra Pires e venceram juntas praticamente todos os torneios dos quais participaram no Brasil e nos EUA.

Sua consagração definitiva como atleta aconteceu então nos Jogos de Atlanta em 1996, na estréia como esporte olímpico do vôlei de praia, quando ela e sua parceira Sandra Pires tornaram-se as primeiras mulheres brasileiras a conquistarem uma medalha de ouro olímpica em 100 anos de Olimpíadas.

Jacqueline encerrou sua carreira como jogadora profissional e agora dedica-se como técnica de equipes de alto nível e a sua empresa de Marketing Esportivo, realizando palestras, clínicas e eventos. Além é claro, de dedicar-se ao ensino em suas escolinhas para crianças e ao desenvolvimento de projetos esportivos para comunidades menos favorecidas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]