Kia Sephia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kia Mentor)
Kia Sephia
Visão geral
Nomes
alternativos
1ª geração: Kia Mentor, Timor S515/S516 (Indonésia)
2ª geração: Kia Mentor, Kia Shuma, Kia Spectra
Produção 19932004
Fabricante Kia, grupo Mazda
Modelo
Classe Segmento C
Carroceria Sedan
Ficha técnica
Motor 1.5 16V, 1.6 8V
Cronologia
Kia Spectra

O Sephia é um automóvel compacto da Kia. Foi lançado em setembro de 1992 na Coreia do Sul, sendo fabricado até 2004. O nome SEPHIA é composto pelas iniciais das palavras: "Style (estilo)", "Elegant (elegante)", "Powerful (poderoso)", "Hi-tech", "Ideal" e "Auto". Foi fabricado nas versões sedan e hatchback.

O Kia Sephia teve duas reestilizações. Na primeira delas, o carro era chamado de Kia Mentor em alguns mercados e de Timor S515/S516 na Indonésia. Na segunda geração, além de Sephia, também era chamado de Kia Mentor, Kia Shuma ou Kia Spectra, dependendo do mercado.

Primeira Geração (1992-1997)[editar | editar código-fonte]

O Kia Sephia foi lançado em 1992 na Coreia do Sul, 1993 nos EUA e Brasil e em 1994 na Europa. Foi o primeiro carro de passeio da Kia a ser comercializado nos EUA e na Europa. Também foi o primeiro carro coreano a ser fabricado na Indonésia. O carro foi construído tendo como base a plataforma BG da Mazda, que também deu origem ao Mazda 323 e ao Ford Escort norte-americano. Os motores eram o 1.5 de 80 cv, 1.6 de 106 cv e o 1.8 de origem Mazda com 122 cv. Há diferenças na medição da potência do motor 1.5 entre as duas principais revistas automobilísticas do Brasil. De acordo com a Kia, são 80 cv; de acordo com a Revista Quatro Rodas, são 112 cv; e de acordo com Revista Autoesporte, 89 cv. Tinha suspensão dianteira McPherson e traseira independente Multi-link.

Podia ser adquirido com freios ABS, ar-condicionado, vidros elétricos, retrovisores elétricos, direção hidráulica e trava central. Estava disponível um câmbio manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas.

Há vários relatos em fóruns na Internet em que proprietários da primeira geração constataram que o tabelier de seus carros ficaram com aparência de plástico queimado alguns anos após a fabricação.

Seus principais concorrentes eram: Honda Civic, Toyota Corolla, Mitsubishi Lancer e Mazda Protegé.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kia Sephia
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.